UEL é contemplada com 333 bolsas de ensino, pesquisa e extensão universitária

As bolsas são de R$ 400,00 e devem ser distribuídas durante o mês de setembro por meio de Editais a serem divulgados.

O Governo do Paraná divulgou os editais das chamadas públicas 06, 07 e 08/2021, via Fundação Araucária, para aprovação da solicitação de recursos financeiros para a UEL referentes aos programas de bolsas para estudantes da graduação, nas modalidades extensão, pesquisa e ensino e Inclusão Social (IS). As bolsas são de R$ 400,00 e devem ser distribuídas durante o mês de setembro – o ciclo das bolsas encerra-se em agosto e inicia no mês seguinte, até o mês de setembro do ano posterior.

No edital 06/2021, para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária, a universidade foi contemplada com 34 bolsas de extensão; no 07/2021, que contempla as bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIC e PIBITI, foram concedidas 178 bolsas para projetos de iniciação científica (IC) e tecnológica. Já no edital 08/2021, foram contempladas 121 bolsas de Inclusão Social (IS) para estudantes, totalizando 333 bolsas vindas do Governo do Paraná.

(Divulgação/Fundação Araucária)

Segundo diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Eduardo José de Almeida Araújo, a Universidade também oferecerá 175 bolsas via recursos próprios, pelo Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE). Serão 55 bolsas para cada pró-reitoria. “Essas bolsas devem ser subdivididas entre as pró-reitorias, sendo que 10 delas vão para estudantes da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI)”, comenta o diretor.

O resultado dos projetos contemplados pelas bolsas deve ser divulgado até esta quarta-feira (4), de acordo com o diretor da PROPPG.

Mais bolsas de Extensão

Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, o Governo Estadual aumentou o número de bolsas de Extensão Universitária no edital deste ano. “Antes, tínhamos 23 cotas de bolsas disponíveis, agora temos 34”, afirma. A essas bolsas devem ser somadas as cedidas pela própria Universidade, que são 55, totalizando 84 bolsas de Extensão.

O resultado dos projetos de Extensão contemplados com recursos próprios já está disponível e pode ser acessado AQUI

Bolsas e prazos CNPq

As bolsas pagas pelo Governo Federal via CNPq devem ser depositadas até a próxima sexta-feira (06), segundo o diretor da PROPPG. Na última semana, os serviços das plataformas do CNPq, incluindo currículo lattes e a plataforma Carlos Chagas, começaram a apresentar indisponibilidade. “A última informação que tivemos foi de que isso não traria problemas para o pagamento das bolsas no prazo”, afirmou o diretor. Devido aos problemas de acesso, os prazos para submissão de trabalhos também foram prorrogados.

A UEL conta com 274 bolsas do CNPq, entre as quais 249 para estudantes no geral e 25 reservadas a estudantes cotistas. Ao todo, entre recursos estaduais, federais e próprios, a Universidade dispõe de mais de 800 bolsas de estudos.