Grupo de pesquisa organiza ciclo de palestras sobre ensino bilíngue no Brasil

Os integrantes do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), promovem durante os meses de abril e junho o 1º Ciclo de Palestras sobre Bilinguismo e Ensino Bilíngue. O primeiro encontro será dia 24 de abril, às 9h30, com transmissão pelo […]

Beatriz Botelho

Agência UEL

Os integrantes do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), promovem durante os meses de abril e junho o 1º Ciclo de Palestras sobre Bilinguismo e Ensino Bilíngue. O primeiro encontro será dia 24 de abril, às 9h30, com transmissão pelo canal do Felice. Interessados em receber certificado de participação podem se inscrever AQUI.

O primeiro encontro tem como ministrante a professora Antonieta Megale Siano, do Instituto Singularidades, que falará sobre “Educação Bilíngue e Bilinguismo: princípios e fundamentos”. A programação de cada uma das palestras será publicada na página do FELICE em rede social – AQUI.

Diversas palestras serão realizadas para debater desde o bilinguismo de prestígio, relacionado às línguas como Inglês e Espanhol, além da educação para surdos, para indígenas e Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). O objetivo é propiciar discussão mais próxima de quem, de fato, faz educação bilíngue no país, como explica a coordenadora do grupo de pesquisa, Juliana Reichert Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangerias Modernas e diretora pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).

(Divulgação/FELICE).

CNE – A professora relata que nos últimos 20 anos houve um aumento do número de escolas consideradas bilíngues no Brasil. Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a Resolução 02/2020 com o objetivo de organizar o ensino bilíngue. Com isso, a discussão tomou conta de diversas instâncias, causando estranhamento e suscitando ainda mais dúvidas, segundo Juliana. “Este questionamento, recorrentemente discutido por linguistas, fica muitas vezes distante dos professores e professoras em formação inicial e continuada, de diretoras e diretores de escola e da comunidade escolar de forma geral”, afirma. Por este motivo, ela destaca a relevância do Ciclo de Palestras e convida a todos os interessados na temática a participarem do evento.

Grupo – Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo de pesquisa Felice está em atividade desde 2014. As pesquisas e ações são realizadas em parceria com professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Campus Inhumas), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mais informações na página do FELICE.