UEL: “Selo SESI ODS” de práticas contra COVID-19

Selo reconhece iniciativas de instituições públicas, empresas privadas, instituições filantrópicas e organizações sociais de todo o estado.

A UEL recebeu o “Selo SESI ODS”, de “Boas práticas paranaenses relacionadas à prevenção da COVID-19 e ações pós-pandemia”. ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sistematizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúnem 17 metas dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A agenda foi adotada, em 2015, por 193 países membros da ONU.

Segundo o “Relatório de boas práticas relacionadas à prevenção da COVID-19 e ações pós pandemia inscritas no edital Selo Sesi ODS 2020”, o objetivo do selo é “estimular as instituições paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas para a prevenção e combate da COVID-19 e ações pós pandemia”. O selo contempla iniciativas de instituições públicas, empresas privadas, instituições filantrópicas e organizações sociais de todo o estado do Paraná.

UEL no “Selo SESI ODS” , no capítulo “Ações de Prevenção e Combate”

Transformação – A professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), afirma que a Universidade tem um papel de formação que leve à transformação da sociedade. Para ela, se a Universidade não incorpora ações que visem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) não cumpre seu papel de provocar alterações. “Esse é o papel da Universidade, propor ações de desenvolvimento que levem a uma mudança da sociedade”, destaca a professora. Ela diz que o Selo SESI ODS é o reconhecimento das ações em prol da transformação social. Confira o áudio.

No item “Ações de Prevenção e Combate”, o Selo SESI ODS destaca o projeto “UELl pela vida e contra o Coronavírus”,que realizou o apoio a idosos em relação familiar e social, a produção de mosdelo de máscara de baixo custo e a habitalçaõ da IEL como integrante do Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública para a testagem do coronavírus, com capacidade para realizar 200 exames por dia. “Esse é um resultado da produção científica desenvolvida pelo Laboratório de Análises Clínicas ( do HU/UEL há mais de 15 anos e da infraestrutura HU.”

Já no item “Ações pós-pandemia”, o destaque da UEL fica por conta da pesquisa que aborda a estrutura produtiva do Paraná e a identificação de setores estratégicos para a recuperação econômica, depois da estagnação causada pela pandemia. O estudo é do professor Umberto Antonio Sesso Filho (CESA), do professor Paulo Rogério Alves Brene (UENP), com pesquisadores de outras instituições de ensino superior.

UEL no “Selo SESI ODS” , no capítulo “Ações pós-pandemia”