Aluna do Colégio de Aplicação, bolsista de IC Júnior da UEL recebe menção honrosa em premiação do CNPq

Aluna do Colégio de Aplicação, bolsista de IC Júnior da UEL recebe menção honrosa em premiação do CNPq

A cerimônia ocorrerá durante a 77ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre os 13 e 19 de julho na UFRPE, em Recife, Pernambuco

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Edição 2024. Além de nove bolsistas contemplados com as principais premiações nas categorias Bolsista de Iniciação Científica (IC), Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT) e Bolsista de Iniciação Científica Júnior (ICJr) de cada grande área do conhecimento, foram agraciados com menção honrosa um bolsista da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; três bolsistas da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e três bolsistas da área de Ciências da Vida.

A estudante Rebeca Rosa Marins foi uma das agraciadas com menção honrosa como bolsista de Iniciação Científica Junior na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com projeto vinculado ao curso de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. Rebeca tem 18 anos, é nascida em Londrina e estuda no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL.

Em entrevista à Agência UEL, Receba disse que se interessou em participar das atividades por se tratar de um projeto da UEL. Ela conta que desde criança ouvia falar sobre a instituição, apostando no projeto como uma oportunidade de ter contato com a vida acadêmica e com pessoas do meio acadêmico, diz. Intitulado “Mulheres nas Sagas de Vinland: Representações Femininas na História e na Memória Cultural”, o projeto de pesquisa tratou sobre a forma como as mulheres de antigamente eram vistas e como influenciavam a sociedade.

Questionada sobre os conhecimentos adquiridos com o projeto, a aluna disse que o trabalho contribuiu muito para o seu aprendizado, ao fazê-la “refletir sobre o papel das mulheres na história e sobre como é feita a construção da memória cultural”, destaca.

“Mesmo em contextos antigos, como o da saga nórdica, as mulheres desempenhavam um papel importante na sociedade”, completa. Além do aprendizado sobre um olhar mais crítico a textos da época e maior sensibilidade nas questões de gênero. Rebeca conclui dizendo que, o trabalho foi muito enriquecedor tanto do ponto de vista acadêmico, quanto pessoal”.  

O professor Lukas Gabriel Grzybowski, a aluna Receba Marins e o professor Claudemir Pereira, coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Foto: Acervo pessoal).

Rebeca Marins finalizou dizendo que se sentiu “inspirada pela trajetória de seu orientador e que pretende seguir na vida acadêmica e futuramente trabalhar com a educação”.

Segundo o professor orientador de Rebeca, Lukas Gabriel Grzybowski, a estudante participou por dois anos no projeto e trabalhou no primeiro ano com textos introdutórios relacionados à Idade Média. No segundo ano, a aluna estava inserida no grupo de pesquisa que envolvia diversos temas, como questões históricas e individuais, “demonstrando não apenas rigor acadêmico, mas também sensibilidade e inovação ao abordar temas fundamentais para a compreensão da história e da cultura”, conta o docente.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), por meio do diretor de Pesquisa em exercício, professor Eduardo José de Almeida Araújo, parabenizou a estudante pelo empenho e dedicação, bem como, seu orientador, pelo acompanhamento e incentivo fundamentais, e ao Colégio de Aplicação da UEL, pelo ambiente de estímulo à pesquisa e ao pensamento crítico.

Segundo o professor Eduardo José, “a conquista de uma menção honrosa em um prêmio tão competitivo e tradicional, promovido pelo CNPq em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é motivo de grande orgulho para nossa instituição, sobretudo, para o Colégio de Aplicação. Pois reafirma o compromisso de todos com a formação científica de excelência e com a valorização da pesquisa desde os primeiros passos na trajetória acadêmica”.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.