Estudantes da UEL propõem melhorias de gestão à Secretaria Municipal do Trabalho
Estudantes da UEL propõem melhorias de gestão à Secretaria Municipal do Trabalho
Atividade possibilitou aos estudantes análises e aprendizados sobre as peculiaridades de um órgão públicoCerca de 40 estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participaram nesta quinta-feira (24) de um encontro com o secretário municipal do Trabalho de Londrina, Cesar Makiolke. A reunião foi a última etapa de atividades da disciplina Casos Práticos Interdisciplinares (CPI), que visa analisar os desafios de uma organização, no caso, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina, para propor soluções de gestão. O encontro ocorreu na Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL.
O Objetivo da CPI é fazer com que os alunos revisitem conteúdos teóricos, desenvolvendo questões direcionadas através de um diagnóstico de uma empresa ou órgão, realizando um estudo de caso. Na atividade, são utilizados conhecimentos de várias áreas do curso de Administração, como aferição de custos, práticas de marketing e de responsabilidade ambiental, com foco na melhoria da eficiência e da gestão.
Foi a primeira vez que a disciplina se debruçou sobre um órgão público para fazer esse tipo de análise. “O que idealizamos para os alunos quanto a essa experiência é mostrar como funciona a gestão pública, quais são as barreiras, o que pode contribuir com um olhar da administração, de gestores. Os estudantes estão podendo aprender que no serviço público há peculiaridades, como hierarquias, critérios de comando, então tudo isso fortalece a formação deles”, comenta Thiago Spiri, coordenador da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL) e um dos professores do curso de Administração participantes da disciplina.
A dinâmica da CPI sobre esse estudo iniciou-se com uma pesquisa sobre a SMTER que foi complementada com uma entrevista com Cesar Makiolke, no último dia 16, na qual o secretário apresentou as dificuldades, os desafios e o funcionamento da Secretaria. Depois, os alunos utilizaram o laboratório de informática do curso e ferramentas de inteligência artificial para elaborar ações práticas a fim de contribuir com soluções para o que foi discutido na conversa. Então os estudantes se dividiram em 16 grupos para elaborar ideias que foram aglutinadas numa proposta central composta por cinco proposições.

Na apresentação dessas propostas, os estudantes do terceiro ano noturno do curso de Administração apontaram melhorias de gestão ao secretário. As proposições versaram sobre vários assuntos com foco na comunicação da secretaria, tanto interna, quanto externa, visando aumentar a eficiência do órgão. Foram feitas sugestões para adesão a ferramentas comunicacionais, como o Trello, agendas do Google e plataformas como LinkedIn. Outra proposta foi utilizar a Matriz GUT, uma ferramenta de gestão usada para priorizar problemas ou oportunidades com base em critérios como gravidade, tendência e urgência, visando ao planejamento de ações.
Outra proposta dos alunos foi uma reformulação do horário de atendimento da secretaria, para destinar um tempo para a explanação de feedbacks de toda a equipe sobre os trabalhos em andamento, a fim de aprimorá-los. Nesse sentido, uma ideia relevante foi introduzir momento de integração que favoreceriam o relacionamento dos funcionários, promovendo o engajamento.
Após a explanação dos estudantes, o secretário fez questionamentos e apontamentos sobre as propostas num bate-papo com os estudantes e analisou a possibilidade de aplicação das sugestões no dia a dia da Secretaria.

Para a estudante Yasmin Souza Campos, a experiência foi enriquecedora. “As CPIs costumam ser desafiadoras, mas essa se destacou por nos permitir pensar soluções reais para um órgão público, de maneira leve e criativa, considerando suas limitações e responsabilidades. Foi uma vivência prática que me fez sentir, de fato, como uma administradora em ação”, comenta.
Ainda segundo a estudante, aprender de forma prática, como propõe a CPI, é uma excelente oportunidade para aplicar os conhecimentos teóricos. “É como um verdadeiro garimpo de ideias, onde cada etapa exige atenção aos critérios e contexto estabelecidos. Esse processo de transformar teoria em prática é extremamente valioso e fortalece muito a minha formação”, afirma Yasmin Souza.
Segundo o secretário Cesar Makiolke, essa parceria entre estudantes da UEL e a secretaria irá trazer bons resultados: “Quando a gente consegue reunir dezenas de estudantes mais quatro professores num ciclo de escuta ativa, de proposição de soluções integradas, como é a CPI do curso de Administração, com certeza vamos trazer ganhos operacionais e estruturais gigantescos para a Secretaria”, antevê o secretário.
Ainda segundo ele, esse relacionamento é uma via de mão-dupla em que as duas partes saem ganhando. “Há uma série de formas de estreitar essa relação, seja com projetos de extensão aplicados na Secretaria, seja com estagiários da UEL, que com certeza vão aprender novas funções, vão estar inseridos no ecossistema público, que tem todas as suas nuances e peculiaridades diferentes do setor privado. Então podemos também contribuir para o ensino dos estudantes”, afirma.
Além do professor Thiago Spiri, a disciplina de Casos Práticos Interdisciplinares conta com a participação dos professores Federico Madkur, Paulo Pegino, João Luiz Gilberto Carvalho e Lilian Aligleri.