Mesa-redonda apresenta diferentes contextos pedagógicos na América do Sul
Mesa-redonda apresenta diferentes contextos pedagógicos na América do Sul
A mesa-redonda com o tema “Formação em Pedagogia no Brasil, Colômbia e Paraguai”, foi realizada no dia 19 de agosto, com a participação de professores e coordenadores de instituições de ensino destes países. O evento é promovido pelo colegiado do Curso de Pedagogia em colaboração com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU), […]A mesa-redonda com o tema “Formação em Pedagogia no Brasil, Colômbia e Paraguai”, foi realizada no dia 19 de agosto, com a participação de professores e coordenadores de instituições de ensino destes países. O evento é promovido pelo colegiado do Curso de Pedagogia em colaboração com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU), e sua programação incluiu tanto o período matutino quanto o noturno, com a realização de de duas mesas-redondas no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), uma às 8h30 e outra às 19h30.
Para compor a mesa, estiveram presentes Derlis Ortiz Coronel da Universidade de Nacional de Caaguazú (UNCA) do Paraguai e Juan Felipe Aramburo, que atua tanto na Universidade de Antioquia quanto na Instituição Universitária Digital de Antioquia, na Colômbia. Coronel é pós-doutorando no PPEDU por meio do convênio ZicoSur, que visa fomentar a integração e a internacionalização das instituições de Ensino Superior da Zona de Integração Centro-Oeste da América do Sul. Já Aramburo realiza doutorado sanduíche, também no PPEDU, por meio do Programa Move La América CAPES, voltado à internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileiro.
Segundo a mediadora do evento, Sandra Mantovani Leite, também Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia, a idéia de integrar e trazer ao Brasil experiências sobre formação de professores do Paraguai e da Colômbia, surgiu junto ao professor Tony Honorato, orientador de pós-doutorado de ambos os participantes da mesa. Sandra Leite também destacou o evento. “Trazer ao Brasil a conversa sobre formação de professores no Paraguai e na Colômbia em um evento presencial, permite inspirar práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, com evidências reais de impacto, também permite refletir sobre desafios comuns — como acesso desigual e fragilidade institucional — e construir respostas conjuntas”, diz.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)