Ação do Projeto TEIA estimula introdução do inglês nos anos iniciais da Educação Infantil
Ação do Projeto TEIA estimula introdução do inglês nos anos iniciais da Educação Infantil
“Welcome!” é uma das ações que fazem parte do Projeto de Extensão vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras ModernasO Projeto de Extensão Teachers of English In Action (TEIA) entra em nova etapa com ação intitulada “Welcome!”, que objetiva oferecer cursos de inglês para alunos regularmente matriculados no 5° ano da rede municipal de ensino de Londrina.
A ação extensionista configura-se como uma estratégia de enfrentamento dos desafios inerentes à transição de alunos do 5° para o 6° ano do ensino fundamental, momento em que o ensino de língua inglesa passa a ser obrigatório, conforme as Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A ação é desenvolvida em parceriado projeto de extensão TEIA com o Grupo de Pesquisa FELICE/ CNPq (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças), coordenados pela professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH) da UEL.
A intenção, segundo a professora, é “dar boas-vindas a essas crianças do 5° ano, além de motivar a aprendizagem da língua inglesa até a chegada dos alunos ao 6° ano. Além disso, é um modo de contribuir com a sociedade londrinense e por isso essa parceria entre a UEL e a Secretaria Municipal de Educação (SME) que já vem desde 2008”.
Essa edição do curso Welcome! preparatório de inglês está em andamento e já conta com 337 alunos do 5° ano de 20 escolas municipais. Os estudantes atendidos neste curso iniciarão o 6º ano do Ensino Fundamental em 2026, etapa em que o inglês se torna obrigatório.
Projeto TEIA
O objetivo do TEIA é proporcionar aos estudantes o contato inicial com a língua inglesa. As aulas são ministradas por acadêmicos e pesquisadores da área, sob a supervisão da professora Juliana Tonelli (UEL).
A origem do Projeto se deu pela existência de uma rede de colaboração no Brasil da qual a UEL faz parte, que colabora na formação de professores de inglês para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Então, a partir disso, foi pensada a necessidade de formalizar essa rede colaborativa. Por isso, o uso do acrônimo TEIA faz alusão a uma ‘rede’, ou seja, a colaboração entre professores formadores de inglês do Brasil e a união de esforços voltada para a formação de docentes com atuação do 1º ao 5º do fundamental e educação infantil.
A primeira etapa do projeto, segundo Juliana Tonelli, foi concluída no início deste ano e a etapa II surgiu a partir da demanda de uma nova oferta do curso Welcome!, de modo a dar continuidade a esse trabalho de introdução à língua aos alunos. Vale salientar que a primeira oferta do curso foi realizada durante a pandemia da COVID-19.

(FOTO: Arquivo/COM/UEL).
Desafios
A formação de professores de línguas adicionais vem se configurando como um desafio, tendo em vista que o ensino do inglês nos anos iniciais da educação não é obrigatório. No entanto, a professora Juliana destaca que, ainda que não haja essa obrigatoriedade, há municípios que já trabalham com o ensino do inglês como uma realidade. Essa conclusão foi possível, segundo a professora, após o mapeamento feito durante a produção do projeto de pesquisa MOLIC desenvolvido anteriormente sob sua coordenação.
O curso de Letras Inglês da UEL, desde 2014, tem ofertado disciplinas optativas, projetos de pesquisa e extensão que têm contribuído para a formação dos graduandos de Letras Inglês, já prevendo a inserção da língua inglesa no âmbito público seria uma realidade mesmo não sendo obrigatório. Atualmente, o currículo conta com disciplinas específicas na grade curricular da graduação que inovam em termos de formação e preparação dos novos profissionais, destaca Tonelli.
O Projeto TEIA tem parcerias oficializadas com Londrina, Cambé, Rolândia, Ourinhos, Sertaneja e outras Secretarias Municipais de Educação.
*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.