Jornalista Nilson Monteiro participa de conversa com estudantes no CECA
Jornalista Nilson Monteiro participa de conversa com estudantes no CECA
O evento é uma iniciativa dos docentes da graduação em Jornalismo e será aberto a toda a comunidade acadêmicaO jornalista e escritor Nilson Monteiro participará de bate-papo com estudantes da graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) na próxima quinta-feira (28), às 10h, na Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A presença do convidado na conversa compõe a programação de lançamento de seu 20º livro, “Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO”, entre os dias 27 e 28 de agosto.
Com mais de 50 anos de carreira, Monteiro foi um dos fundadores, em 1977, da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, sendo também ocupante, desde 2014, da cadeira 28 da Academia Paranaense de Letras. Graduado em Letras e especializado em Comunicação Social pela UEL, manteve forte vínculo com a instituição durante sua formação. No período, presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e foi um dos criadores do jornal Poeira, importante símbolo de enfrentamento à ditadura militar.
Dentre as principais obras de sua autoria, figuram os romances “Mugido de Trem” e “Lasca de Costela”, livros de crônicas, como “Curitiba vista por um pé vermelho” e “As cidades e seus cúmplices”, e de poesia, como “Simples” e “Nem tão simples”, além de “Livro Aberto”, que narra os 160 anos da Biblioteca Pública do Paraná. Seu mais recente trabalho reúne matérias publicadas nos diversos veículos de imprensa pelos quais atuou em mais de meio século de profissão.
No livro, o autor constrói uma “linha do tempo” com ponto de partida nos anos 70, marco do início de sua trajetória no jornalismo. A cronologia desenvolvida permite identificar, entre notícias, entrevistas e outras produções, várias fases atravessadas em meios de comunicação paranaenses e nacionais e traz informações sobre o contexto político, social e econômico da época das publicações. “Esse é apenas um livro autoral, textos escolhidos em meio a uma montanha produzida em meio século nas ruas e nas redações. São mostras de abordagens, enfoques e inúmeras formas e estilos ao apresentar diferentes temas”, comenta Monteiro.
Sem pretensões didáticas, o escritor condensou sua experiência com respeito a pilares fundamentais do jornalismo, como a captação, elaboração e transmissão de notícias, reportagens, entrevistas, entre outros trabalhos, e ao que define como “condimento especial” da profissão: a paixão. “O jornalismo, além de preceitos técnicos, pede percepção, dúvida, curiosidade, instinto, comprometimento, criatividade, tato, talento, uma certa dose de loucura, coragem, independência, desprendimento. Enfim, um sem-número de atributos, emoções e razões que se afunilam em paixão. Sem paixão, não há jornalismo. Ponto”, afirma.
O evento é uma iniciativa dos docentes da graduação em Jornalismo e será aberto a toda a comunidade acadêmica. No encontro, o livro estará à venda por R$ 50,00 para os presentes. Para os estudantes da Universidade, haverá preço especial de R$ 30,00. Ainda durante sua estadia em Londrina, Monteiro participará de mais um evento de lançamento de sua coletânea de matérias na noite de quarta (27), na sede central da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, localizada na Rua Professor João Cândido, 344, 4° andar.
*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social