Projeto fotográfico retrata jornada real de mulheres em tratamento contra o câncer de mama

Projeto fotográfico retrata jornada real de mulheres em tratamento contra o câncer de mama

O projeto utiliza a fotografia documental como objetivo enfatizar e documentar histórias reais e profundas

Assessoria de Comunicação HU

Agência UEL


O projeto “Caminho Rosa: Retratos de Superação” é uma iniciativa que vai ao encontro da empatia e retrata trajetórias de resiliência, coragem e afeto, através da jornada terapêutica de quatro mulheres, no enfrentamento do câncer de mama do Ambulatório de Mastologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL).

Desenvolvido pelas profissionais da equipe de Mastologia do HU-UEL, Beatriz Verenhitach, Camila Kanzaki, Raquel Moura do Carmo, Amanda Mangabeira e em parceria com fotógrafa Melina Caldani, o projeto utiliza a fotografia documental como objetivo enfatizar e documentar histórias reais e profundas.

Com um olhar e escuta sensível, Melina Caldani, inspirada pelo trabalho da renomada fotógrafa alemã Uta Melle, acompanha as pacientes, desde março à outubro de 2025, registrando as diversas etapas da jornada terapêutica, dos processos hospitalares, momentos da vida doméstica, profissional e familiar, do diagnóstico á reabilitação.

Uta Melle é fotografa e vive em Berlin, tem 56 anos. Foi diagnostica com câncer de mama em 2009, enquanto a mãe estava em fase terminal com a mesma doença. Desde então, Melle utilizou a fotografia como um meio de combater o tabu e medo envolvendo o câncer de mama e suas implicações, documentando sua própria jornada inspirando uma reflexão realista sobre sua experiência.

O “Caminho rosa” nomeia este itinerário e aborda estas experiências dando rosto, voz e humanidade às pacientes, ampliando a visão do público com uma visão realista do tratamento, auxiliando novas pacientes e conscientizando sobre prevenção e rastreamento do câncer de mama.

Quatro trajetórias, um diagnóstico

Cristina, Ana Maria, Brenda e Rosalva, quatro mulheres com perfis e contextos diferentes e um desafio em comum. Algumas estão no início da jornada, outras mais avançadas, e todas aceitaram, de forma voluntária, compartilhar seus cotidianos, suas histórias, dores e conquistas ao longo do tratamento contra o câncer de mama.

Exposição

O lançamento será no dia 26 de setembro, às 10h, no Anfiteatro do HU-UEL, como parte da programação do Outubro Rosa em Londrina e da campanha SER UEL, celebrando os 55 anos da Universidade.  As exposições acontecerão em vários espaços simultâneos, no período de 1º a 31 de outubro, nos seguintes locais: Memorial pelos 50 anos do HU-UEL, Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), Sala Multimeios do Centro de Educação Comunicação e Artes CECA-UEL, Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), Biblioteca Central, Capela Ecumênica da UEL, Câmara Municipal de Londrina (CML), Prefeitura Municipal de Londrina (PML) e Londrina Norte Shopping.

Haverá também a exposição virtual pela curadoria do NDPH na plataforma BEHANCE.

O projeto tem o apoio da UEL, do HU-UEL, do NDPH, da Secretaria de Saúde do Município (SMS), da Câmara Municipal de Londrina (CML), da Secretaria de Cultura do Município (SMC), do Instituto Oncoguia, do St. James’ International School e do Londrina Norte Shopping.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.