Exposição conta a história do Museu Pe. Carlos Weiss e do NDPH da UEL 

Exposição conta a história do Museu Pe. Carlos Weiss e do NDPH da UEL 

A abertura da exposição em homenagem aos 55 anos dos dois setores será às 19h30 na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina e faz parte da programação alusiva aos 55 anos da Universidade.

Uma exposição de fotos e documentos oficiais irá contar a história dos setores responsáveis pela conservação do patrimônio histórico de Londrina, do Norte do Paraná e da UEL. Completando 55 anos em 2025, juntamente com a Universidade, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica Enezila de Lima (NDPH) convidam a comunidade universitária para conhecerem um rico acervo, na noite desta terça-feira (2). 

A abertura da exposição em homenagem aos 55 anos dos dois setores será às 19h30 na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina e faz parte da programação alusiva aos 55 anos da Universidade. Já no dia 18 de setembro, às 9h, será realizada a solenidade que marca o aniversário e a reinauguração do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica Enezila de Lima, com a homenagem à ex-professora do Departamento de História (in memorian) que desde de novembro de 2024 empresta o seu nome ao setor. 

Os dois eventos são abertos à comunidade externa e contam com a organização dos docentes Edméia Ribeiro e José Miguel Arias, coordenadores do Museu e do NDPH, respectivamente. Após a abertura, a visitação poderá ser realizada até o dia 30 de setembro.

55 anos 

Início das atividades do Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”, iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas. (Foto: Acervo MHL – NDPH – SAUEL).

O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. No ano de 1974 transformou-se em Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina.

O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico, subsidia atividades acadêmicas na UEL, serve como campo de estágio para diversos cursos e constitui-se em espaço dinâmico para movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região, promovendo a reflexão crítica da experiência histórica por meio de atividades acadêmicas, educacionais, sociais, científicas, tecnológicas e culturais.   

Nos anos sessenta do século XX, a partir da iniciativa de um grupo de professores da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, foi promovida uma campanha de coleta de material – documentos e peças – , visando a fundação do futuro Museu e Arquivo Histórico. Por volta de meados dos anos oitenta – já localizado no campus universitário – o departamento de História, decidiu reativar e reestruturar o Arquivo, transformando-o em Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. 

O CDPH, desde então, expandiu suas atividades, transformando-se em um dos mais importantes centros de documentação e de pesquisa referente ao Norte do Paraná. Em 2005 foram inauguradas as novas instalações do CDPH, no térreo do Instituto de Referência em Ciências Humanas (IRCH), do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.

Na década de 1980, o NDPH funcionava nas dependências do Antigo Arquivo Histórico no Campus Universitário.
(Foto: Acervo MHL – NDPH – SAUEL).

A partir do ano de 2005 o recorte temático foi reformulado para História das Américas e passou a dar suporte ao programa de pós-graduação stricto sensu em História Social. Em 2016, o órgão passou por uma transformação administrativa ao se tornar Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – NDPH. Além da guarda documental de suas inúmeras coleções e fundos, e de campo de estágio, o NDPH desenvolve intensa ação educativa através da realização de cursos, exposições e eventos em parceria com vários órgãos da UEL e instituições do Paraná, bem como projetos de extensão e de pesquisa. O NDPH integra o GT – Rede de Arquivos, Centros e Núcleos de Documentação da ANPUH-PR, a Rede Estadual de Museus, Centros de Memórias, Documentação e Acervos Universitários das Universidades Estaduais do Paraná. Em 2025, foi nomeado como “Enezila de Lima ” em homenagem à professora responsável pela transformação do Arquivo em Centro de Documentação.   

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.