Edital oferece intercâmbio na França para estudantes de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária

Estudantes dos 2º e 3º anos podem se inscrever até 31 de janeiro. O Programa Capes Brafagri fornece bolsa de 870 euros para os selecionados.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) abre edital de intercâmbio para alunos da graduação – 2º e 3º anos – dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária que desejam concluir os estudos em instituições parceiras na França. O edital é fruto da aprovação do Projeto IMPÁGUA III nº 050/19 e do Projeto Programa Franco-Brasileiro de Formação em Saúde Pública Veterinária e Ensino Clínico Veterinário nº 053/19 – Capes Brafagri.

De acordo com o edital, que pode ser acessado AQUI, o programa visa estabelecer relações entre as instituições parceiras, com o intercâmbio de conhecimento entre universidades brasileiras e estrangeiras.

Os estudantes de cada curso selecionado começarão o ano letivo em setembro e permanecerão no programa por dois semestres, até o ano de 2022. As inscrições são válidas até dia 31 de janeiro. Serão selecionados quatro estudantes, sendo um do curso de Agronomia, um de Zootecnia e dois de Medicina Veterinária.

Eles poderão escolher entre duas modalidades: intercâmbio com duração de um ano, no qual o estudante deve obrigatoriamente cursar disciplinas a partir de setembro de 2021 e no primeiro semestre em 2022; e o Programa de Duplo Diploma, com duração de dois anos e restrito aos alunos de Agronomia, em que o estudante selecionado recebe dois diplomas, um da instituição no exterior e outro da UEL. Depois, o estudante passa por um exame de qualificação para atuar no país, para validação pelo governo francês.

Experiência – Segundo a professora Ana Paula Frederico Bracarense, do Departamento de Medicina Veterinária do CCA, o projeto, que se iniciou em 2009, é uma ótima oportunidade para estudantes brasileiros adquirem experiência. “Nossos relatos de estudantes egressos são muito positivos. Eles têm contato com pesquisas que tratam de doenças e condições que não são frequentes aqui e vice-versa. Além disso, há o intercâmbio cultural, que também é um objetivo do projeto”, afirmou.

A pesquisadora ressalta ainda que estudantes selecionados são orientados a desenvolverem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em áreas estratégicas, como Agroecologia (Agronomia e Zootecnia) e Saúde Única (Medicina Veterinária). “São poucas universidades no Brasil que oferecem essa oportunidade, com bolsa de estudos e deslocamento inteiramente financiados pela CAPES”, afirmou Ana Paula.

Programa – O Programa Capes Brafagri oferece bolsa de 870 euros para os estudantes selecionados. O resultado final sai no dia 03 de março, por meio de edital. No caso de dúvidas ou esclarecimentos, os interessados podem contatar as professoras responsáveis Maria de Fátima Guimarães (Agronomia), no e-mail mfatima@uel.br; Sandra Galbeiro (Zootecnia), no e-mail sgalbeiro@uel.br; e a professora Ana Paula, no e-mail anapaula@uel.br.