Dignidade com Estilo: costura criativa unida à valorização social

Dignidade com Estilo: costura criativa unida à valorização social

Vinculado ao departamento de Desing (CECA), ação extensionista acompanha tendências e produz identidade

O objetivo do projeto ‘Dignidade com Estilo’ é capacitar pessoas e promover oficinas de qualificação na união do design e arte criativa, na elaboração de produtos utilizando técnicas de costuras criativas, tais como customização, macramê, patchwork, fuxico, entre outras.

A ação é coordenada pela professora Marlene de Oliveira Carlos e conta com a colaboração de Luciane do Prado Carneiro. A atuação é uma parceria entre o Departamento de Design, curso de Design de Moda (CECA), responsável pela montagem de um laboratório de costura, e a Associação Água Pura, que por sua vez atende pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo acolhimento, tratamento social e psicológico.

A intenção, segundo a docente, é que o laboratório, agora estruturado, tenha atendimento permanente.  Em relação às oficinas o acompanhamento fica por conta dos acadêmicos do curso e consiste no treinamento e auxílio durante o desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, os estudantes trabalham com os participantes nas oficinas, um tipo de confecção que acompanhe tendências e traga identidade e estilo ao produto.

Posteriormente, as peças produzidas das oficinas são comercializadas através de pontos de vendas em feiras e eventos, cuja renda é totalmente revertida para manutenção do projeto. Os participantes da Associação são moradores de Londrina e região.

Foto: Arquivo/projeto

As ações do Dignidade com Estilo têm mobilizado os alunos que vêm se engajando na produção, bem como tem propiciado contato com a comunidade externa. Um dos principais objetivos das ações de extensão da Universidade é levar para a sociedade o conhecimento lá produzido.

O projeto conta com o apoio da Reitoria da UEL, do Departamento de Design e do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

História do Dignidade com Estilo

Segundo Marlene de Oliveira, o início do projeto se deu na cidade de Cascavel, na época em que trabalhou na cidade. Em meados de 2019, Marlene se mudou para Londrina e ingressou na UEL. O projeto ENTÃO começou em parceria com a Organização Londrina Unida pelo Hospital Universitário (LUHU) e durou dois anos. Após o fim, iniciou-se a parceria com a Associação Água Pura.

Foto: Arquivo/projeto

Atualmente, o projeto conta com alunos de todos os anos do curso de Design de Moda, sobretudo dos anos iniciais. Os encontros são Às segundas-feiras às 14h na sala 668-b no CECA.

Além disso, a participação no projeto é convertida em certificação de 60 horas indicadas (AEX).

Roupas apreendidas e ações de cidadania

Como resultado da parceria entre Instituição e a Receita Federal, o curso de Design de Moda recebeu aproximadamente 2.500 itens de vestuários apreendidos entre bonés, camisetas e moletons que seriam incinerados. No entanto, por meio do contato entre as partes, Marlene e Luciane, junto dos alunos envolvidos, pensaram na ideia de descaracterizar doações recebidas e pensar um novo destino para elas.

As oficinas de descaracterização de produtos têm por objetivo, não apenas prolongar o ciclo de vida dos materiais, mas também promover ações de responsabilidade social e cidadania, destinando os produtos a entidades beneficentes de Londrina e região.

Os participantes do projeto se dedicaram intensamente para atender à população nos dias de frio rigoroso do inverno.

Em três meses (junho, julho e agosto) de atividade, foram descaracterizadas e doadas 874 peças de vestuário, distribuídas conforme relação abaixo:

● 71 agasalhos de moletom para o Lar das Vovozinhas e o Albergue Lar dos Vovôs;

● 20 agasalhos de moletom para o Hospital do Câncer de Londrina;

● 52 agasalhos de moletom e 51 camisetas para a instituição Água Pura;

● 50 agasalhos de moletom destinados a entidade religiosa no Bairro Cinco Conjuntos;

● 45 agasalhos de moletom e 40 camisetas para entidade religiosa no bairro Bandeirantes;

Foto: Doação para a Moradia Estudantil (Arquivo/projeto)

● 50 agasalhos de moletom para a Moradia Estudantil da UEL;

● 28 camisetas e 17 agasalhos de moletom para a instituição Água Pura;

● 180 camisetas distribuídas a estudantes durante a Feira de Profissões da UEL;

● 40 agasalhos de moletom para o Lar Santo Antônio, em Arapongas;

● 120 agasalhos de moletom para o Asilo Vicentinos;

● 80 moletons e 30 camisetas para a Casa do Bom Samaritano.

Produções feitas no projeto (Arquivo).

*Estagiário de jornalismo da COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.