Projeto de Extensão promove 2º Simpósio sobre Neurodiversidade no Contexto Escolar

Projeto de Extensão promove 2º Simpósio sobre Neurodiversidade no Contexto Escolar

O evento é gratuito e busca capacitar professores da Educação Infantil em práticas pedagógicas inclusivas e baseadas em evidências científicas

O Projeto de Extensão “Além dos Muros: Conectando Ciência Comportamental e Comunidade AMAACs”, da Universidade Estadual de Londrina, promove o 2° Simpósio Neurodiversidade no Contexto Escolar. O evento tem como objetivo auxiliar professores da Educação Infantil a desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e anticapacitistas fundamentadas em evidências científicas. 

A professora Maria Clara de Freitas, docente do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento (PPGAC/UEL), explica que o simpósio surgiu como uma devolutiva aos Centros de Educação Infantil (CEI) mantidos pela Associação do Clube de Mães Conj. Maria Cecília S. de Oliveira.

“Nós temos uma parceria bastante frutífera há alguns anos. Por nós quero dizer alguns professores do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL que compõem o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Autismo e Análise do Comportamento. Por isso, sentamos com uma das diretoras, da CEI Santo Antônio, e propomos uma devolutiva em forma de capacitação, para as educadoras. Elas levantaram temas de interesse e nós procuramos pessoal para ofertar esses temas”, explica a professora.

O simpósio é gratuito e busca capacitar professores da educação infantil em práticas pedagógicas inclusivas e baseadas em evidências científicas.
Fonte: Divulgação

O evento será no dia 27 de setembro, no Anfiteatro Unopar Catuaí, localizado na Rua Edwy Taques de Araújo, 900 – Palhano 2. As vagas do evento são abertas para o público em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento.

O cronograma

O simpósio terá início às 8h, com cerimônia de abertura e a preparação para um café coletivo. Às 8h30 tem início a primeira palestra, com o tema “Você sabe identificar e comunicar sinais precoces do TEA?”, que será ministrada pelo mestrando do PPGAC Leonardo Martins.

Às 10h acontecerá o café coletivo, um momento para integração entre os participantes e os profissionais da Psicologia. Às 10h30 terá início a segunda palestra com o tema “Crise ou birra? Comportamentos desafiadores, interferentes, precursores e comunicação funcional”, que será ministrada por Lucas Medeiros, também mestrando do PPGA. Ao final do evento, às 12h, serão sorteados brindes aos participantes.

*Estagiária de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.