UEL leva serviços e projetos de extensão ao Dia da Sergipe 2025
UEL leva serviços e projetos de extensão ao Dia da Sergipe 2025
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), participou neste sábado (20) da 14ª edição do Dia da Sergipe, evento já consolidado no calendário oficial de Londrina e do Paraná. A iniciativa, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), ocorreu das 9h às 14h e […]A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), participou neste sábado (20) da 14ª edição do Dia da Sergipe, evento já consolidado no calendário oficial de Londrina e do Paraná. A iniciativa, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), ocorreu das 9h às 14h e reuniu cerca de 50 mil pessoas em cinco quadras da Rua Sergipe.
Ao todo, seis tendas da UEL foram montadas entre as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais, reunindo aproximadamente 60 pessoas, entre estudantes, docentes e técnicos. As atividades englobaram serviços de saúde, orientações jurídicas, recreação, atendimento a microempreendedores e práticas educativas.
Hospital Universitário
O Hospital Universitário (HU) da UEL levou ao público serviços de aferição de pressão
arterial, testes de glicemia, orientações sobre doação de sangue, cuidados com a saúde bucal infantil e dicas de prevenção ao enfraquecimento muscular em idosos. Também estiveram presentes práticas integrativas, como auriculoterapia e aromaterapia.
A técnica de enfermagem Paula Aparecida experimentou a auriculoterapia pela primeira vez. “Achei super interessante, nunca tinha feito, nem conhecia esse trabalho. É muito bom nesses eventos que a UEL participa, acho que deveria ter mais”, afirmou.
Já o enfermeiro Thiago Quadros, integrante da Divisão de Pesquisa do HU, destacou o papel educativo da ação. “Esses eventos aproximam a pessoa da universidade e de tudo que ela tem a oferecer. Hoje estou na parte de sinais vitais e percebo muito a carência de informação dos pacientes. Esse momento de aproximação é importante porque educa a pessoa, é um passo fundamental”, disse.

O espaço também contou com exposição de peças anatômicas, apresentação de animais peçonhentos pelo Ciatox e atividades lúdicas como o jogo “Fuja das Chamas”, do Centro de Tratamento de Queimados.
Estreia do NEPECC
Uma novidade neste ano foi a participação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Contábeis (NEPECC), que prestou orientações a microempreendedores individuais (MEI). O atendimento envolveu informações sobre abertura de cadastro, emissão de notas fiscais, tributos, parcelamentos e contratação de funcionários.
Segundo a professora Rosi Santos, do Departamento de Ciências Contábeis, a experiência traz impacto direto. “A gente fica até emocionado com esse contato com a comunidade externa. Muitos trabalham a vida inteira na informalidade e não têm benefícios da previdência. Esse trabalho é fundamental para levar conhecimento e regularização. Aqui na Sergipe temos muitos estrangeiros que também podem abrir MEI, mas a maioria não sabe”, relatou.
Universidade presente
Além da saúde e do empreendedorismo, a UEL levou ao evento iniciativas voltadas aos direitos das mulheres, crianças e adolescentes, como o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), o Nuavidem e o NEDDIJ. A Ludoteca garantiu atividades recreativas para o público infantil com jogos, blocos de montagem e brincadeiras de habilidades.
A reitora Marta Fávaro destacou a importância da presença da instituição. “É importante estar aqui porque as pessoas nem sempre conhecem o trabalho que é realizado na universidade. Estamos afetando milhares de vidas com projetos de extensão e serviços dos nossos 13 órgãos suplementares, além do Hospital. Estar na rua mostrando esse trabalho é colocar a UEL a serviço da população e mostrar que todos podem fazer parte dessa comunidade”, afirmou.
A pró-reitora da Proex, Zilda Andrade, reforçou o papel estratégico da participação. “O Dia da Sergipe é uma oportunidade para a Universidade mostrar seus projetos, seja de ensino, pesquisa ou extensão, além dos órgãos de apoio. É o momento de demonstrar que a UEL está à disposição da população em diversas áreas”, disse.

Com serviços gratuitos de saúde, apoio empresarial, atividades culturais, apresentações artísticas e recreação, o Dia da Sergipe 2025 reuniu iniciativas que reforçam a ligação entre universidade, comunidade e comércio local.
Para Silvana Oliveira, moderadora dos Núcleos de Rua do Programa Empreender da ACIL e coordenadora dos eventos Dia da Sergipe, Calçadão e Saul Elkind, a presença da UEL é decisiva. “A UEL é uma grande parceira que vem trazer informação para o nosso público e dar aos alunos a oportunidade desse contato com a comunidade. Está com a gente há muitos anos, não só na Sergipe mas também nos outros núcleos”, destacou.
Criado para valorizar uma das ruas mais tradicionais de Londrina, o evento se consolidou como espaço de integração e cidadania, reunindo milhares de pessoas em busca de conhecimento, lazer e serviços de qualidade.
(*Bolsista na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade).