Coordenação do Curso Pré-Vestibular abre vagas para novos instrutores bolsistas

Coordenação do Curso Pré-Vestibular abre vagas para novos instrutores bolsistas

Edital permite inscrição de alunos matriculados em cursos de graduação da UEL

A Coordenação do Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV-UEL) abriu edital que estabelece normas para a oferta de novas vagas para instrutores bolsistas, válidas para o próximo ano letivo. Publicado no último dia 8, o documento permite a inscrição de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade, exceto os que estão no último ano de formação ou vinculados a programas de pós-graduação. 

Aberto na data de publicação do edital, o prazo para realização das inscrições se encerra na próxima sexta (26), às 20h. Os interessados devem preencher formulário disponível na página do CEPV no Instagram ou no site oficial do curso. Os candidatos ainda precisarão entregar os documentos solicitados pela Coordenação: uma cópia do documento de identidade oficial com foto; uma cópia do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); uma cópia do comprovante de residência atual; uma cópia do comprovante de matrícula ou grade curricular da UEL (sem carimbo da PROGRAD); uma cópia do currículo vitae ou Lattes atualizado; uma cópia do Formulário de Inscrição preenchido e assinado. Dentro do mesmo prazo, a entrega deve ser feita pessoalmente na sede do CEPV, localizada no prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h. 

Atendimento especial

Havendo solicitação de atendimento especial, os inscritos devem indicar o tipo de necessidade no espaço determinado e entregar, junto ao formulário de inscrição, o requerimento para esse fim, com anexo da documentação exigida para cada circunstância. No caso de demanda por atendimento em virtude de necessidade especial, é necessário o envio de atestado ou laudo médico legível e recente (com a identificação da entidade declarante, assinatura e número de registro do CRM do médico responsável), além do nome completo do candidato, o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a espécie e o grau ou nível da deficiência e a justificativa médica para a requisição. Diante de solicitação de tempo adicional para a realização da prova, deve constar a justificativa de médico especialista da área.

Áreas de ensino e valor da bolsa

O edital disponibilizará vagas para cadastro reserva nas áreas de Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, Gramática, História, Inglês, Literatura, Matemática, Química, Redação e Sociologia. Os candidatos podem se inscrever em apenas um campo de ensino. Válidas até dezembro de 2026, as vagas são suplementares e os candidatos selecionados poderão ser chamados ao longo do ano letivo, conforme a necessidade do curso e a disponibilidade de postos. A convocação será feita por e-mail ou WhatsApp e deverá ser respondida dentro de três dias úteis. 

A carga horária semanal para instrutores bolsistas é de 30 horas e abrange a totalidade das atividades previstas para a função, como o tempo de aula, permanência, a reunião mensal aos sábados e demais compromissos estipulados pela coordenação. O valor da bolsa mensal é de R$ 800,00. 

Etapas do processo e resultado final

O processo seletivo será dividido em três etapas classificatórias e eliminatórias: prova teórica específica da disciplina; prova didática e entrevista e análise de currículo. Em todas as fases, serão classificados os candidatos com nota igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações. 

A prova teórica será aplicada em 11 de outubro (sábado), das 9h às 12h, na sala de aula do CEPV. Contemplando conteúdos previstos no programa das disciplinas presente no item 11 do Manual do Candidato do Vestibular da UEL de 2024, o teste terá questões objetivas e dissertativas. O resultado será divulgado em edital da Secretaria do CEPV/UEL e na bio do perfil do curso no Instagram no dia 20 de outubro, a partir das 18h. 

Reprodução: Instagram.

Na segunda etapa, os convocados passarão por uma simulação de aula avaliada por bancas didáticas, previstas para o intervalo entre os dias 27 de outubro e 14 de novembro. Os candidatos devem elaborar apresentação de um dos dois temas da área escolhida anunciados na fase anterior, definido por sorteio, e em conformidade com o modelo de plano de aula previsto no edital. A lista com os aprovados será publicada no dia 17 de novembro, após as 18h, nos mesmos canais mencionados e no site do curso.

Por fim, os classificados para a última instância serão submetidos a entrevista com local, data e horário a serem informados por e-mail. Nesta etapa, os candidatos apresentarão seus currículos e serão avaliados em aspectos como a motivação, competência didática e aptidão ao cargo.

O resultado da seleção final será publicado no dia 5 de dezembro, após as 18h, nos canais oficiais do CEPV já citados. Em caso de empate nas notas finais, serão considerados os seguintes critérios para resolução: disponibilidade de horário, formação em licenciatura na área escolhida em andamento e maior tempo de vínculo a cumprir na graduação.

*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.