HU/UEL participa do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências
HU/UEL participa do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências
A iniciativa reúne 137 instituições de saúde do país evisa otimizar o fluxo de atendimento, reduzir a superlotação e melhorar o acesso da populaçãoO Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) foi selecionado para o Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. A iniciativa, executada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), reúne 137 instituições de saúde em todo o país e tem como objetivo otimizar o fluxo de atendimento, reduzir a superlotação e melhorar o acesso da população aos serviços.
O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais filantrópicos de referência no Brasil e o Ministério da Saúde com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada, permitindo que o SUS ofereça serviços de saúde cada vez mais qualificados e acessíveis à população.
O Lean é uma filosofia de gestão voltada para eliminar desperdícios e tornar os processos mais ágeis e eficientes. Criada a partir de práticas do Sistema Toyota, a metodologia tem se consolidado como uma estratégia eficaz também na área da saúde.
A participação no projeto acontece em ciclos, iniciados a cada seis meses, reúne um grupo de hospitais selecionados em diferentes etapas. Neles, as instituições recebem acompanhamento de consultores especializados para diagnosticar os principais desafios, implementar melhorias, capacitar equipes e monitorar os resultados de forma contínua. No Ciclo 10, o HU contará com a mentoria de especialistas do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.
O Fórum de Abertura desta etapa foi realizado de forma on-line no último dia 17, com participação de representantes das diretorias e equipes multiprofissionais do HU. Esta é a segunda vez que a instituição participa do projeto — a primeira ocorreu em 2018.
Os trabalhos começam com um diagnóstico detalhado da unidade e prosseguem com a implementação de melhorias, qualificação de profissionais e acompanhamento mensal dos consultores. A participação no ciclo terá duração de 16 meses.
A superintendente do HU, Iara Secco, destacou o impacto do projeto para a comunidade. “Mais do que melhorar processos, nosso compromisso é com as pessoas. Participar do Projeto Lean significa oferecer à comunidade um atendimento mais rápido, acolhedor e humano, garantindo que cada paciente seja cuidado com dignidade, respeito e qualidade”, afirmou.
Com essa nova etapa, o HU reforça sua busca contínua por processos inovadores que garantam maior segurança, agilidade e acolhimento no atendimento às urgências.
