Equipe do Unati participa do 5° Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária
Equipe do Unati participa do 5° Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária
O evento reúne participantes de projetos vinculados a Instituições de Ensino Superior para discutir políticas públicas e promover integração por meio de palestras, atividades culturais e artísticasIntegrantes do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UEL participam, pelo segundo ano consecutivo, do Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária (EPPIU), realizado a partir desta terça-feira (30), até 3 de outubro, em Pontal do Paraná, no litoral do estado. O evento reúne participantes de projetos vinculados a Instituições de Ensino Superior para discutir políticas públicas e promover integração por meio de palestras, atividades culturais e artísticas.
Sônia Nascimento, 63 anos, ex-funcionária da UEL e atualmente participante da UNATI, ajudou na organização da viagem e comenta seu envolvimento com o evento: “O que eu espero desse evento é saber mais a respeito da discussão sobre as políticas públicas para a pessoa idosa no Paraná e no Brasil, e aprender a lidar com diferenças de idades e interesses”, diz.
A participante auxiliou na preparação com os encaminhamentos do coordenador do projeto, Denilson de Castro Teixeira. Para ele, as expectativas são bem altas, já que haverá uma programação vasta. A UNATI encerrará o evento com uma mesa redonda. A equipe ainda participará apresentando uma coreografia organizada pela professora do Departamento de Estudo do Movimento Humano (CEFE), Marilene Cesário.
“É muito significativo ver a alegria de cada envolvido na coreografia. A maioria diz nunca ter participado dessas atividades e achava não ser capaz”, conta Marilene, conhecida como Malila. Ela também destaca o processo de criação. “Somente este ano, com o fortalecimento das ações institucionais e do próprio grupo, conseguimos criar uma identidade entre os participantes. A dança se tornou uma realidade entre as ações culturais da UNATI-UEL”, avalia. O grupo ainda pretende apresentar o trabalho em diferentes espaços e eventos. Esse ano, a equipe local totaliza 43 integrantes. Além da participação no Encontro, a equipe deverá participar de um roteiro turístico incluindo passeios por Paranaguá.
Mais informações sobre a UNATI podem ser obtidas pelo Instagram, pelo telefone (43) 3371-5480, ou presencialmente nos encontros semanais, sempre às terças-feiras, às 14h, na sala 683 do CECA/UEL.

Guilherme Deliberali, estudante do segundo ano de jornalismo, bolsista do projeto.