UEL possui 11 pesquisadores entre os 2% mais influentes do mundo

UEL possui 11 pesquisadores entre os 2% mais influentes do mundo

Para produzir a lista são considerados critérios como número de citações e posição de autoria em artigos científicos

A Universidade Estadual de Londrina tem 11 pesquisadores entre os 2% mais influentes do mundo. É o que aponta o Ranking Stanford/Elsevier, que se baseia nas citações de trabalhos científicos publicados no último ano.

O estudo é elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a Editora Elsevier e coordenado pelo pesquisador John Ioannidis. Nas avaliações, são considerados vários critérios para medir o impacto científico, incluindo número de citações, índice hm (ajustado por coautoria), índice h, indicador composto c-score e posição de autoria em artigos científicos.

Veja quem são os pesquisadores da UEL entre os 2% mais influentes do mundo:

PESQUISADOR(A)ÁREA
Ana Paula BracarensePatologia Animal
César TarleyQuímica
Cláudia MartinezCiências Fisiológicas
Fábio PittaFisioterapia
Halley Caixeta de OliveiraBiologia Animal e Vegetal
José Luís BirindelliBiologia Animal e Vegetal
Luiz dos AnjosBiologia Animal e Vegetal
Rúbia CasagrandeCiências Biológicas
Selwyn HeadleyMedicina Veterinária Preventiva
Suzana MaliBioquímica e Biotecnologia
Waldiceu VerriCiências Patológicas

Para o diretor de pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) da UEL, professor Eduardo José de Almeida Araújo, a presença dos pesquisadores da Universidade no Ranking Stanford/Elsevier é uma conquista e evidencia o compromisso da PROPPG em criar as melhores condições para o desenvolvimento científico. “Temos adotado decisões estratégicas voltadas à ampliação de infraestrutura multiusuária de pesquisa, como o fortalecimento dos laboratórios multiusuários, garantindo equipamentos de alta complexidade, resolução e/ou performance, manutenção qualificada e, sobretudo, o acesso compartilhado”, afirma Eduardo Araújo. Ainda segundo o diretor da ProPPG, esses resultados só são possíveis graças a um conjunto de fatores, tais como ações que proporcionam infraestrutura, capacitação e estímulo aos pesquisadores, além de uma política acadêmica comprometida com o avanço científico.

Outras universidades paranaenses também tiveram pesquisadores na lista dos 2% mais influentes. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com 11 nomes, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) emplacou três pesquisadores na seleção, e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) dois. 

O levantamento usa informações do banco de dados Scopus da Editora Elsevier, sediada na Holanda, e classifica os pesquisadores em 22 áreas científicas e 174 subcampos com base em parâmetros estabelecidos pela Science-Metrix, empresa que, entre outros serviços, faz a análise bibliométrica, que é uma técnica quantitativa e estatística aplicada em várias áreas, como a da disseminação de conhecimento científico.

O levantamento publicado anualmente analisa o número de citações, e não a produtividade dos pesquisadores no ano de análise, no caso, 2024. A seleção dos nomes é feita com base nos 100.000 melhores pesquisadores do mundo, elencados segundo critérios do Scopus.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.