UEL 55 anos: muitos números para celebrar
UEL 55 anos: muitos números para celebrar
No dia em que a UEL faz aniversário, reportagem mostra a grandiosidade da universidade em númerosA Universidade Estadual de Londrina (UEL) está completando 55 anos nesta terça-feira (7). Ao longo do ano, muito se falou sobre esse número: 55. Afinal, a data de criação remete a 1970, mas a Universidade só foi reconhecida pelo Ministério da Educação em 1971. Mas o importante é comemorar e expressar a grandiosidade da UEL. E por que não em forma de números?
Cinco faculdades (Direito, Filosofia, Odontologia, Medicina e Ciências Econômicas e Contábeis) se juntaram para formar esta que é uma das maiores universidades públicas do país, destacando-se tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. Hoje, a UEL conta 53 cursos de Graduação presenciais, dois EAD e 189 de Pós-Graduação, distribuídos em nove Centros de Estudos e 58 Departamentos. Cerca de 25 mil pessoas – considerando servidores técnicos-administrativos, professores e estudantes – formam a comunidade interna, que pode desfrutar da leitura de um acervo de 200 mil títulos na Biblioteca Central ou se deliciar com as mais de 500 mil refeições servidas anualmente pelo Restaurante Universitário, o querido “RU”.
E não é preciso nem utilizar um dos 552 microscópios binoculares presentes nos laboratórios da UEL para enxergar a qualidade da universidade. Número 1 entre as universidades paranaenses e quinta estadual melhor do país pelo “QS World University Ranking – 2025”, além de segunda Universidade pública do Brasil pelo “Times Higher Education Impact Rankings – 2024” e a primeira pelo “Índice Geral de Curso MEC INEP – 2022”, a qualidade da UEL é atestada por vários rankings de avaliação continuamente, fazendo dos números aliados na expressão do que é a instituição.
Centenas de milhares de pessoas usufruem anualmente dos serviços prestados pela UEL à comunidade londrinense, paranaense e brasileira, através dos seus 14 órgãos suplementares e seis de apoio. E se é de números que estamos falando, o Hospital Universitário (HU) os tem aos montes. Em 2024, no HU – que conta com 397 leitos –, foram 39.055 consultas médicas no Pronto Socorro, 179.623 consultas ambulatoriais e 20.592 internações, o maior número já registrado no hospital.
Os números na área da Saúde não param: a Clínica Odontológica Universitária (COU) perfez em 2024 um total de 173.835 atendimentos. Já na Clínica Psicológica, os atendimentos individuais chegam ao patamar de 6.000 por ano, enquanto no Hospital Veterinário as diárias de internamento aproximam-se das 10.000 anualmente.

“Todas as coisas são números” (Pitágoras)
Cansado de tantos números? Então pegue uma das 19.369 cadeiras na Universidade e sente-se, porque vem mais. No Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), são realizados anualmente milhares e milhares de casos ajuizados, orientações e consultas, com destaque para os 15.189 despachos judiciais cumpridos em 2023. Na casa dos milhares também está o número de alunos do Colégio Aplicação, e na Editora da UEL (Eduel) já foram publicados mais de 700 livros.
Mais de 100 mil egressos já passaram pela UEL e puderam presenciar o quanto a Universidade também apoia a cultura e as artes. Anualmente, são centenas de exibições cinematográficas, apresentações da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), além de vários outros eventos que ocorrem no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, histórico, assim como o Museu Histórico de Londrina (MHL), que também recebe por ano dezenas de milhares de visitantes.
Perdido com tantos algarismos? Não perca o chão! Aliás, o da UEL é muito extenso: cerca de 2 milhões e 400 mil metros quadrados compõem a área territorial da UEL, composta pelo campus, Fazenda Escola (FAZESC), área externa e a de imóveis alugados. E como anda a Comunicação da UEL? Anda muito bem, obrigado. Recentemente, o Portal O Perobal alcançou cinco mil matérias publicadas, enquanto o perfil da UEL no Instagram (@ueloficial) ultrapassou 100 mil seguidores.
São 12.212 carteiras universitárias na UEL testemunhas do volume de conhecimento produzido na instituição. Atualmente, estão em andamento cerca de 1.732 projetos, sendo 1.309 de pesquisa, 47 de ensino e 372 de extensão.
Muitos números? Mas são muito bem-vindos no dia de hoje, em que a UEL comemora seus 55 anos, pois dão uma dimensão mais “exata” da grandiosidade da Universidade Estadual de Londrina. Parabéns, UEL!
P.S.: Esta matéria foi produzida num dos 7.966 computadores desktops ativos da Universidade, que, ao lado de 2.358 notebooks, são parte dos mais de 180 mil itens que compõem o patrimônio da UEL.
