PROPPG realiza fórum sobre extensão na Pós-graduação
PROPPG realiza fórum sobre extensão na Pós-graduação
Realizado durante os dias 6 e 7 de outubro, fórum teve o objetivo de discutir a presença das atividades extensionistas nos programas de Pós-graduaçãoNa manhã de segunda-feira (6), teve início o 1° Fórum de Extensão na Pós-Graduação e o 2° Fórum de Autoavaliação, que tem como objetivo discutir o papel da extensão universitária na formação acadêmica avançada, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O evento realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) se estendeu até 7 de outubro.

Após o cerimonial de abertura, no Anfiteatro Cyro Grossi, o professor Tony Honorato ministrou a palestra “A autoavaliação na/da Pós-Graduação: experiências, questões e desafios para o novo quadriênio”. Na manhã de segunda, também foi realizada a primeira mesa redonda do dia, com a participação das professoras Daniele Sartori, Telma Nunes Gimenez e Lucy Lioni.
A segunda mesa redonda contou com o professor Luiz Antonio Pessan, atual Diretor de Programas e Bolsas da CAPES, com o professor Charles Morphy Dias dos Santos, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), e com a professora Silvia Meletti, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL. Foram discutidos e apresentados pontos sobre o desenvolvimento e o panorama da extensão nos programas de pós-graduação Stricto Sensu no país.
A mesa foi iniciada com a fala do professor Luiz Antonio Pessan, que apresentou dados que transpareceram a descentralização das produções científicas no qual cerca de 60% delas estão distribuídas pelo Brasil. O Diretor de Programas e Bolsas da CAPES também ressaltou a importância do fomento das relações acadêmicas com a sociedade e o setor não acadêmico, também um dos pontos abordados pela comissão do Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG) correspondente ao quadriênio entre 2025 e 2029.

Em sequência, o Presidente do FOPROP também incentivou uma aproximação maior da Pós-Graduação com a sociedade, ressaltando que o local de perguntas complexas se estende para fora do ambiente acadêmico. O professor trouxe para a mesa redonda o conceito de extensão como uma “interação transformadora entre universidade e sociedade” e como algo presente em toda a pós-graduação.
No levantamento (ainda em progresso) apresentado pela professora Silvia Meletti, foram analisados 37 programas de pós-graduação Stricto Sensu e ficou atestado que todos eles possuem um papel de impacto da Educação Básica, através da elaboração de materiais didáticos e também por conta das bolsas de Iniciação Científica Júnior que contribuem para a presença dos programas de pós graduação na formação educacional também fora da Universidade.

Segundo dia
Na terça-feira (7), no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) a Palestra ‘Inteligência Artificial na Educação e na Indústria’ teve a participação de Leonardo Goshi Sanches, Marcos Adrian Aquino Argello e Osman Atef Issa. No período da tarde, a partir das 14h, o Laboratório Escola de Pós-Graduação (LABESC) foi o local onde foi realizada a exposição de Pôsteres de Programas e Projetos de Extensão vinculados ao Proext–PG UEL que antecedeu a Oficina SWOT: Autoavaliação dos Programas de Pós–Graduação Stricto Sensu da UEL, realizada às 15h30.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)