UEL aproxima jovens da Ciência na Feira da Inovação em Rolândia
UEL aproxima jovens da Ciência na Feira da Inovação em Rolândia
Universidade participa com o Clube de Ciências Discovery Kennedy’s e inspira estudantes do Ensino Médio a pensar no futuro acadêmico e profissionalA Universidade Estadual de Londrina marcou presença na 3ª Feira da Inovação e das Profissões, realizada nesta terça-feira (7), no Rolândia Country Club – Concórdia. A participação da instituição ocorreu por meio do Clube de Ciências Discovery Kennedy’s, vinculado ao Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Kennedy, de Rolândia, articulado pela UEL.
Promovida pela governança de Inovação de Rolândia (Inovalândia), com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ACIR, CODESE, Sebrae e parceiros, a feira reuniu mais de 500 estudantes do Ensino Médio interessados em conhecer carreiras, profissões e oportunidades de formação superior.
Para a professora Eglaia Cheron, coordenadora do Clube de Ciências, o projeto tem
transformado a relação dos alunos com o aprendizado. “Os trabalhos surgiram a partir de demandas e curiosidades dos próprios estudantes. Eles observam o cotidiano, fazem perguntas e buscam respostas por meio dos experimentos. Eu não consigo compartilhar em palavras o quanto estou orgulhosa dos meus alunos”, afirma. A docente ressalta que a parceria com a UEL amplia o alcance do ensino científico e ajuda os jovens a visualizar possibilidades de futuro.
A mãe Márcia Aparecida, que acompanhou o trabalho da filha, confirma o impacto do projeto na rotina familiar. “Para mim, como mãe, é muito gratificante ver o esforço e o conhecimento deles. Eu falo que o clube de ciências foi a chave que virou pro futuro da minha filha, porque a partir do momento que ela começou a estudar sobre os projetos, ela definiu o que quer fazer de faculdade, ficou mais focada e as notas melhoraram muito”, contou.
Formação e desenvolvimento
O prefeito Ailton Maistro destacou que a inovação e a formação profissional são prioridades da gestão. “Temos que estar cada dia mais em foco com a inovação e com a formação do jovem. Temos uma deficiência grande de mão de obra e de oportunidades, por isso buscamos parcerias com as escolas e entidades que fazem o meio de campo do primeiro emprego. Esse projeto do colégio com a UEL é um exemplo do que precisamos fortalecer”, avaliou.
O agente regional de inovação José Antônio Vicentino, que atua em um projeto conjunto entre o Sebrae, SETI e UEL, reforçou a importância de aproximar a universidade das cidades da região. “Esses eventos são superimportantes porque as cidades do entorno de Londrina ainda são muito carentes de projetos de inovação. Trazer a UEL para perto é fundamental. O contato dos jovens com a Ciência e com a Universidade mostra o que ela oferece, incentiva que eles estudem lá e depois retornem para contribuir com o desenvolvimento local”, destacou.
O evento contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Farina, da secretária de Educação, Leise Camargo, do presidente da Inovalândia, Adauto Flugel, servidores municipais, professores, empresários e convidados.

Parcerias que transformam
Com entrada gratuita, a feira apresentou estandes interativos e exposições de projetos científicos. Para os organizadores, a proposta é conectar a Educação Básica, o setor produtivo e as instituições de ensino superior, estimulando a formação de jovens protagonistas e preparados para o futuro.
Por meio de suas ações de extensão e de apoio a iniciativas regionais, a UEL tem se
consolidado como referência em projetos que unem ciência, inovação e compromisso social. Em Rolândia, essa presença se traduz em estímulo à curiosidade científica e na construção de pontes entre o conhecimento e as novas gerações.
*Bolsista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
