Inscrições abertas para o Primeiro Congresso Internacional do GEP – CFTD

Inscrições abertas para o Primeiro Congresso Internacional do GEP – CFTD

O evento é uma parceria entre o grupo de estudos com o Eixo 1 do NAPI Educação do Futuro, e será realizado de forma híbrida

O I Congresso Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente e o I Encontro Internacional do Observatório da Educação Básica Pública do Estado do Paraná aceitam inscrições e envio de resumos até o dia 7 de novembro. Realizado no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) entre os dias 17 e 19 de novembro, o evento possui taxa no valor de R$30,00 para a inscrição como participante, para a submissão de trabalhos, para a participação nos minicursos e realização de monitoria. 

O evento é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente” (GEP – CFTD) e o Observatório da Educação Básica Pública do Estado do Paraná, o eixo 1 do Novo Arranjo Pesquisa e Inovação (NAPI) Educação do Futuro. De forma híbrida, as atividades remotas do evento terão transmissão ao vivo pelo canal do grupo de estudos no Youtube.

As conferências de abertura e encerramento, as mesas redondas temáticas, os 11 lançamentos de livros e os 26 minicursos que o evento irá promover serão realizados de forma presencial e remota. Já as sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos serão feitas apenas remotamente.

Programação

Às 9h do dia 17, a apresentação cultural do Coletivo Black Divas compõe a cerimônia de abertura do evento, que tem entre seus organizadores o Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu) e o Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Em seguida, será realizada a palestra “Do privilégio ao direito à educação”, ministrada pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mediada pela professora e líder do GEP – CFTD, Adriana Regina de Jesus Santos. O primeiro dia, que contará também com mesas redondas presenciais e remotas, uma mesa temática, será encerrado com as apresentações de trabalhos que serão realizadas das 21h às 22h30.

Segundo Dia

Os minicursos apresentam temáticas variadas e os realizados presencialmente ocorrerão no segundo dia de evento (18/11), das 9h às 11h. O minicurso intitulado “Anticapacitismo e Antirracismo na Perspectiva da Interseccionalidade e da Escrevivência”, ministrado por Beatriz Batista Silva, tem como local definido a Sala 695 do CECA. Josué Godoy será o responsável pelo minicurso “Nas Encruzilhadas da Lei 10.639/2003: racismo religioso em debate”, na Sala 696 do CECA. Na sala do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB), o minicurso “Letramento Racial Inicial: caminhos para uma educação antirracista” terá como palestrantes Gabriela Paula Santos e Aline Cristina Bandeira de Oliveira.​

Além dos minicursos, também estão programadas mesas redondas para o dia 18, com a primeira intitulada “Justiça Curricular e Neoliberalismo: tensões entre formação crítica e plataformização”, que terá como palestrante a professora Andrea Vallejos, da Universidad Nacional de Lanús (Argentina) e será mediada pela professora Rosa Aguiar, a partir das 9h, de forma online.

A professora Zoia Ribeiro Prestes, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) ministrará a palestra “A Teoria Histórico Cultural e a Formação Docente”, acompanhada da pós doutoranda em Educação, Quenizia Vieira Lopes, das 19h ás 20h30. Em sequência à palestra, as apresentações de trabalhos acadêmicos encerram as atividades do dia, se estendendo entre às 21h e às 22h30.

Terceiro dia

O professor José António Moreira, da Universidade Aberta (Portugal) será palestrante na mesa redonda: “A Docência no Ensino Superior diante das Tecnologias: desafios, possibilidades e proposições”, entre às 9h e às 10h30, no terceiro dia do evento. Realizada remotamente, a mesa redonda terá como mediadora a professora Rosana de Sousa Pereira Lopes.

Simultaneamente no Anfiteatro do CESA, a mesa redonda “Relações entre os Repositórios Institucionais e o Impacto da Pesquisa e da Pós-Graduação Brasileira” será coordenada pelo professor Nestor Cortez Saavedra Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mediada pela professora Adriana Regina de Jesus Santos.

Antecedendo a mesa redonda “Do Depósito ao Algoritmo: a Educação Bancária na era digital”, o lançamento de livros será realizado das 16h às 17h30, e contemplará 11 obras diferentes que fomentam as discussões nos campos de formação e trabalho docente, currículo e no campo da educação básica pública.

Os professores Teodoro Adriano Costa Zanardi da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas) e Rafael Bianchi Silva serão, respectivamente, coordenador e mediador da última atividade do evento, a Mesa Redonda “Do Depósito ao Algoritmo: a Educação Bancária na era digital”, que será realizada das 19h às 20h30, de maneira presencial e com transmissão no Youtube.

A programação completa e mais informações podem ser obtidas tanto no site do evento, quanto no perfil oficial do grupo de estudos no Instagram, já as inscrições e as submissões de trabalho podem ser feitas através deste endereço.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.