Estudantes do Curso de Letras Inglês participam do projeto Londrina Global
Estudantes do Curso de Letras Inglês participam do projeto Londrina Global
O projeto tem o intuito de oferecer a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de LondrinaOs estudantes do terceiro ano do Curso de Letras Inglês participaram da elaboração de duas aulas do projeto ‘Londrina Global’, através da disciplina “Educação Linguística Crítica e Afetiva com Crianças”, ministrada pela professora Juliana Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade. Desde 2021, o projeto produz videoaulas elaboradas pela professora egressa do curso de Letras, Edilaine Morais de Mello, em colaboração com a professora Jozélia Tanaca, ambas servidoras na Secretaria Municipal de Educação (SME). O projeto, criado em 2008, tem o intuito de oferecer a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Londrina.
A ênfase “Ensino de Inglês para Crianças”, presente na disciplina, prepara os futuros professores para atuar na educação infantil e com os alunos do primeiro ao quinto ano. As aulas produzidas foram direcionadas para os alunos do 4° e 5° ano, e abordaram o uso da forma afirmativa, negativa e interrogativa de there is e there are e apresentaram palavras relacionadas aos esportes. As videoaulas foram veiculadas no dia 24 de setembro no canal do projeto no Youtube.
Os graduandos participaram de todo o processo de elaboração das videoaulas e na ocasião, a professora Edilaine Morais de Mello esteve pessoalmente na UEL conversando com os professores em formação e, após a entrega dos roteiros, deu o feedback e apresentou os vídeos prontos. “A escolha dos temas se deu a partir da demanda da própria Secretaria Municipal de Educação, que estava elaborando o roteiro das próximas videoaulas e encaminhou para gente uma lista de temas que seriam explorados”, explica a professora Juliana Tonelli.

“De acordo com os próprios estudantes, os professores em formação, eles manifestaram que essa experiência contribuiu significativamente, uma vez que eles puderam ter a experiência de articular tudo o que tem sido visto nessa disciplina da ênfase, com as questões próximas do Projeto Londrina Global. Além disso, eles disseram em aula que essa experiência contribuiu também para que eles possam, como professores em formação, pensar em outras formas de aulas, como é o caso das videoaulas que estão sendo gravadas pelo município”, acrescentou a professora.
A experiência que os graduandos tiveram permitiu a aplicação na prática do que tem sido visto na disciplina, e também foi mais uma colaboração entre os docentes do curso de Letras Inglês com o Projeto, que ocorre desde sua criação.
(*Estagiário de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social)
