Parceria entre UEL e CIC leva inovação a empresas de Londrina
Parceria entre UEL e CIC leva inovação a empresas de Londrina
Iniciativa também oferece a bolsistas a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o setor do varejoPrestes a completar um ano de criação da sede do Centro de Inovação do Comércio (CIC), a Universidade Estadual de Londrina consolida a parceria com o CIC, de cuja criação participou efetivamente, ao lado de outras entidades que se juntaram para promover a iniciativa que é pioneira no país.
Com sede inaugurada em 22 de novembro de 2024 e localizada no prédio do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), o CIC é um hub de inovação – um ambiente colaborativo integrado por startups, empresas, instituições e profissionais de diversas áreas – que tem como foco a inovação, a tecnologia, a capacitação e o empreendedorismo. Promovendo a cultura da inovação com foco especial em pequenas e médias empresas de Londrina e região, o objetivo do CIC é impulsionar o desenvolvimento, a competitividade e a transformação do comércio varejista, fomentando ideias, desenvolvendo programas de capacitação e oferecendo oficinas, palestras, cursos, workshops e trilhas formativas.
A ligação entre o CIC e a UEL é umbilical. A Universidade participou ativamente de todo o processo que estruturou o Centro, inclusive no planejamento do espaço físico da entidade, em colaboração com o “Programa de Estruturação e Implementação do Centro de Inovação do Comércio de Londrina”, projeto de Iniciação Científica que cede bolsistas para a entidade, como apoio da Fundação Araucária, e que disponibiliza recursos à UEL, não só para as bolsas, mas também para a aquisição de equipamentos e contratação de serviços terciários.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Administração da UEL, Marli de Lourdes Verni, os estudantes são inseridos na realidade empresarial, comercial e varejista de Londrina, colaborando com a realização de pesquisas, assessorias e estágios, bem como com a realização de outras atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão universitária. Nessa inserção, os estudantes enriquecem seus currículos com ações como: participação ativa na implementação das instalações físicas do CIC, como um laboratório do segmento do comércio, incluindo Loja Modelo e salas de mentoria, além de atividades relacionadas à incubação de negócios.

Ainda segundo a coordenadora, um bolsista de Doutorado tem a função de pesquisador e de orientador dos bolsistas de Iniciação Científica (IC). Já o bolsista Técnico de Nível Superior exerce a função de Gestor Administrativo do CIC e os bolsistas de IC desenvolvem atividades de pesquisa acadêmica de necessidade da entidade, além de pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL, entre outras atividades.
Para Marli Verni, a participação dos bolsistas no projeto é muito importante em sua formação profissional. “Principalmente porque o aluno se desenvolve pessoal e profissionalmente, consegue experiência para o currículo, para a realização do seu TCC, faz contatos com pesquisadores, aprende como desenvolver uma pesquisa, a fazer uma abordagem adequada com pesquisadores, além de se inserir na realidade empresarial do comércio”, comenta a professora. Desde 2022, já passaram pelo projeto sete bolsistas e atualmente são três. Os cursos que cederam bolsistas ao longo desses três anos foram: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo e Relações públicas.
O comércio e o varejo de Londrina enfrentam um cenário de profundas transformações impulsionadas pela digitalização, pelas mudanças nos hábitos de consumo e pela crescente competição com grandes plataformas online. Para Marli Verni, a UEL pode contribuir no enfrentamento a esses desafios. “Exercendo um papel estratégico na construção de soluções inovadoras, uma vez que reúne conhecimento técnico e científico, capacidade de pesquisa e extensão e um ambiente formador de talentos que pode alavancar e transformar o setor”, afirma a professora e, sobre a parceria com o CIC, complementa: “Ela tem o potencial de contribuir para tornar Londrina uma referência nacional em inovação no varejo, gerando novos negócios conectados com a expectativa do consumidor atual e do futuro”, prognostica a professora.
Atividades do CIC
Apesar de sua sede ter sido construída apenas em 2024, o CIC já desenvolve atividades desde 2021. Além da parceria com a UEL no programa de iniciação científica, o Centro desenvolveu ações como cursos gratuitos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), eventos focados em inovação, como hackathons e ideathons, além de um programa de pré-incubação que auxilia startups no desenvolvimento de modelos de negócios.
Além da UEL, do Senac e do Sincoval, integram o CIC as seguintes entidades: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Companhia de Desenvolvimento de Londrina – Codel).
