Curso de Educação Física promove primeira Exposição Fotográfica sobre corpo, escola e diversidade
Curso de Educação Física promove primeira Exposição Fotográfica sobre corpo, escola e diversidade
A mostra convida o público a refletir sobre como a escola e a disciplina de Educação Física se relacionam com a diversidade.O curso de Educação Física da UEL realiza, no dia 24 de novembro, a 1ª Exposição Fotográfica – Educação do Corpo, Escola e Diversidade: A Educação Física entre a Inclusão e a Exclusão. A mostra convida o público a refletir como a escola e a disciplina de Educação Física se relacionam com a diversidade, destacando tensões e possibilidades entre práticas que incluem ou excluem corpos.
A proposta da exposição é provocar reflexão sobre as relações entre educação do corpo, ambiente escolar e diversidade, discutindo como esses elementos moldam as experiências dos estudantes. A mostra reúne composições fotográficas acompanhadas de textos curtos, que buscam evidenciar como a ambiência escolar pode normalizar, excluir ou, ao contrário, acolher diferentes corpos.
O trabalho valoriza a produção dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UEL, que serão futuros professores. Para a exposição, eles realizaram revisão de literatura sobre o tema e produziram composições fotográficas acompanhadas de uma leitura detalhada da imagem, explicando aspectos técnicos e a construção da mensagem visual.
A curadoria das obras foi realizada pelos professores Thiago Pelegrini e Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini, com base em critérios como coerência, qualidade visual, densidade argumentativa e representação da diversidade. A atividade contará ainda com monitores responsáveis por orientar o público e registrar as participações.
A ação é promovida pelo GEPHEEF (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e História da Educação Física) e integra o projeto de extensão 03009 – GEPHEEF: formação e ações extensionistas.
As inscrições para visitação estão abertas até 24 de novembro, às 12h.

Estagiária de Jornalismo na COM*
