Catálogo histórico do Colégio de Aplicação é disponibilizado online

Catálogo histórico do Colégio de Aplicação é disponibilizado online

O catálogo com mais de 150 fotos está disponível no site do LEPH e retrata os 65 anos de história do Colégio de Aplicação da UEL

Foi disponibilizado, no site do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação (LEPHE), o Catálogo Comemorativo do CAPL (Colégio de Aplicação da UEL) que celebra neste ano 65 anos de criação. A concepção do catálogo se deu por conta de um projeto de pesquisa sobre a catalogação de fotografias feito no projeto Museu Escolar Londrina (MEL), que é realizado em parceria com professores e estudantes do Curso de Pedagogia.

O projeto de pesquisa “A história por meio da fotografia: o acervo do MEL e das escolas de Londrina”, é coordenado por Simone Burioli, e foi a iniciativa que desenvolveu o Catálogo do CAPL. Ele tem como objetivo investigar e guardar as memórias da educação escolar londrinense a partir das fotografias e construir narrativas históricas sobre as escolas de Londrina e suas práticas. 

Segundo Burioli, que também é professora do Departamento de Educação, integrante do MEL e do LEPHE, o catálogo visa estreitar os laços entre fotografia, história da educação e cultura escolar. “A fotografia tem o valor inestimado para a reconstrução de interpretações sobre a História, sendo entendida como um produto social, que chega às mãos do historiador como fonte de pesquisa, que a interpreta como fragmentos históricos”, destacou. As alunas que contribuíram especificamente com a produção do catálogo foram: Mariah Phelipini, Camilly Aparecida de Souza Francisco e Denise Gomes do Santos.

Além dos capítulos de apresentação, introdução e referências, o Catálogo contém 152 fotos, que retratam os Espaços e Arquitetura Escolar (14 fotos), a Comunidade Escolar (54 fotos) e as Práticas e o Cotidiano Escolar (84 fotos). As fotos retratam e preservam as memórias desde os primeiros anos da instituição que, inaugurada em 20 de julho de 1960, ainda levava o nome de Ginásio de Aplicação e que passou a pertencer à UEL em 1970.

A separação das fotos em três núcleos diferentes relacionados ao CAPL, tem como objetivo retratar a fundo a história da instituição, pois, como descrito em sua introdução “Os espaços revelam as transformações físicas e arquitetônicas que acolheram as inúmeras gerações que passaram pelo colégio; a comunidade escolar dá rosto e identidade à história, evidenciando a importância de professores e professoras, estudantes e demais profissionais, e as práticas e cotidianos mostram como a vida escolar se construiu nas rotinas, nas festas, nas atividades pedagógicas e culturais”.

O catálogo é um meio de preservação e resgate de uma das grandes instituições de ensino de Londrina e pode ser acessado através deste endereço.

“A fotografia tem o valor inestimado para a reconstrução de interpretações sobre a História”, destaca a professora Simone Burioli (ao lado da reitora Marta Favaro)

(*Estagiário de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.