HU é único hospital do Sul em projeto piloto sobre Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
HU é único hospital do Sul em projeto piloto sobre Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
A iniciativa busca aprimorar o monitoramento das Iras, ampliando a precisão dos dados e fortalecendo estratégias de prevençãoO Hospital Universitário da UEL recebeu, nos dias 18 e 19 de novembro, profissionais da Anvisa, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos – CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para capacitar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em um projeto piloto destinado à realização da Pesquisa de Prevalência Pontual de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Além da CCIH, participaram do encontro representantes das UTIs 1 e 2; Enfermaria D e Enfermarias do Pronto- Socorro.
Cinco hospitais brasileiros foram selecionados para participar da fase inicial do estudo, e o HU é o único representante da região sul. A iniciativa busca aprimorar o monitoramento das Iras, ampliando a precisão dos dados e fortalecendo estratégias de prevenção.
Após a etapa piloto, o estudo será expandido para 50 hospitais em todo o país, a fim de subsidiar a criação de um novo Programa Nacional de Controle de IRAS. O projeto é coordenado pela Anvisa no Brasil e financiado pelo CDC e integra uma iniciativa global de qualificação da vigilância em saúde.

