HU participa do Iº Encontro para mobilização do Cluster Paraná- Catalunha
HU participa do Iº Encontro para mobilização do Cluster Paraná- Catalunha
O evento reuniu órgãos, segmentos, instituições de ensino superior e representante da área da Saúde do ParanáO Hospital Universitário da UEL participou do 1° encontro de mobilização Cluster Paraná- Catalunha, para a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde, com o objetivo de fortalecer a cooperação em inovação em saúde. O evento reuniu órgãos, segmentos, instituições de ensino superior e representante da área da Saúde do Paraná.
O encontro foi promovido pela Fundação Araucária nos dia 17 e 18, no Campus da Indústria, em Curitiba. No primeiro dia, a Salus apresentou seu modelo de governança colaborativa, destacando o pioneirismo de Londrina na construção de um ecossistema que hoje inspira iniciativas em todo o Brasil. O Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do HU-UEL (FAB.I HU) e a Assessoria de Inovação do HU também apresentaram como funciona o ambiente de inovação no Hospital.
No segundo dia, os grupos de trabalho permitiram aprofundar como funciona esse modelo e de que forma ele pode contribuir para uma parceria internacional estruturada, capaz de alinhar instituições públicas, privadas e acadêmicas.
O encontro com a presença da enfermeira Ana Lucia Fonseca, assessora de inovação do HU-UEL e secretária da Salus, representando Londrina no encontro, ao lado do diretor-geral do Hospital da Zona Norte, Geraldo Júnior Guilherme, da Sonia Maria Fabris Luiz, coordenadora do Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do HU-UEL e da representante da Fundação Araucária Cristiane Cordeiro.
Do lado da Catalunha, participaram da conversa representantes das universidades de Barcelona e Pompeu Fabra e do Hospital Universitário Vall d´Hebron, que, durante toda esta semana, visitarão diversas instituições de saúde no Paraná.
A partir do encontro, será produzida uma nota técnica pela Fundação Araucária, que orientará a criação de um cluster entre Paraná e Catalunha, definindo diretrizes, propósito e a forma de governança dessa cooperação.
“Essa agenda abre portas, fortalece conexões e coloca Londrina em diálogo com uma das referências globais em saúde”, diz Ana Lucia Fonseca, assessora de inovação do HU-UEL.

