Universitários e servidores são premiados em evento que reforça transparência e inovação no Paraná

Universitários e servidores são premiados em evento que reforça transparência e inovação no Paraná

A CGE incentiva e valoriza os servidores que trabalham com agentes em órgãos e entidades do Estado

A parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Receita Federal rendeu premiações a estudantes das universidades estaduais durante o 3º Congresso de Governança Pública da CGE e 4ª Semana de Ouvidoria, na última quinta-feira (27). No mesmo evento, os servidores que se destacaram nas áreas de Controle Interno, Compliance, Ouvidoria e Transparência receberam placas comemorativas.

Os universitários participaram do 3º Concurso de Redação da CGE, com o tema “Educação fiscal e o controle social: a melhoria da gestão pública através do empreendedorismo cidadão”. Nesta edição, o concurso foi direcionado para estudantes universitários das sete instituições que integram o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, e que participam do Programa de Formação de Estudante Empreendedor, uma política pública que apoia a formação de jovens e a disseminação da cultura empreendedora.

“O concurso de redação é uma forma de aproximarmos a academia e a nova geração e temas de controle da gestão pública. É compromisso da CGE fomentar a cidadania e a participação cidadã na gestão e uso dos recursos públicos”, afirmou Louise da Costa e Silva Garnica, controladora-geral do Estado.

Os textos propuseram reflexões sobre transparência pública, uso responsável dos recursos públicos, bem como fortalecimento do empreendedorismo ético e cidadão. Foram mais de 200 alunos participantes. As três melhores redações de cada uma das universidades foram selecionadas por professores, e as 21 melhores foram avaliadas por uma comissão composta por servidores da CGE e da Seti.

A comissão selecionou o melhor trabalho das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e a do Paraná (Unespar).

Os primeiros lugares ficaram com Vanderlei dos Santos de Lima Júnior, da Unioeste; Maria Eduarda Tonani Rocha, da UENP; e Amanda Los Lara, da UEPG. Os demais classificados foram (em ordem alfabética): Diego Dezanoski, da Unicentro; Hillary Letícia Nochi Alberto, da UEM; Janaína de Assis da Silva, da Unespar; e Juliane Izidio Rogenski, da UEL.

O primeiro lugar recebeu um Macbook; o segundo, um iPhone; e o terceiro, um iPad. Os demais receberam um tablet da Samsung. Os prêmios foram doados pela Receita Federal, representada no congresso pelo analista tributário Antônio Jordão da Silva Júnior, que havia participado de mesa-redonda no evento. O diretor-geral da Seti, Jamil Abdnur Junior, entregou as premiações juntamente com o reitor da UENP, Fábio Antônio Néia Martin, e outras autoridades.

Os professores que participaram da seleção das redação foram: pela UEL, Isabel Cristina Cordeiro, Ana Claudia Saladini e José Miguel Arias Neto; pela UEM, George Lucas Moraes Pezzot e Rafaela de Cássia Nogueira Sanches; pela UENP, Cristiane Schell Gabriel e Estefani Dutra Ramos; pela UEPG, Lucimar Araújo Braga, João Victor Chiquetto Silva, Rictor Dantas, Indianara Priscila dos Santos, Carlos Ubiratan da Costa Schier, Julia Ribeiro dos Santos, Carlos André Ferreira e Meire Anne Alves Bochnia; pela Unespar, Patrícia Louise Rodrigues Varela Dias e Luciana Ferreira Leal; pela Unicentro, Ademir Nunes Gonçalves, Ernando Brito Gonçalves Junior e Mariulce da Silva Lima Leineker; pela Unioeste, Francieli do Rocio de Campos, Alexandra Vanessa de Moura Baczinski e Evandro Alves Barbosa Filho.

AGENTES

A CGE incentiva e valoriza os servidores que trabalham com agentes em órgãos e entidades do Estado. Para isso, instituiu, desde a primeira edição do Congresso de Governança Pública, premiação com menção honrosa aos agentes que se destacaram durante o ano, contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento da governança, da integridade, da transparência, da participação social e dos mecanismos de controle interno na Administração Pública Estadual.

A premiação foi concedida ao primeiro colocado de cada função de Agente, agrupados em três categorias: Secretarias e Órgãos de Regime Especial; Autarquias e Fundações; e Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Serviços Sociais Autônomos. A avaliação dos agentes foi feita pelos coordenadores de cada área da CGE (Compliance, Controle Interno, Ouvidoria e Transparência. Foram levados em consideração o cumprimento de prazos, carga horária de cursos e capacitações, e a efetiva atuação no desempenho das funções.

Veja abaixo a tabela da premiação:

Agentes de Transparência

Mônica Candéo lurk – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

Décio Sabbatini Barbosa – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enoy de Fátima Cantelmo – ParanáPrevidência

Agente de Controle Interno

Michele Martins – Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Isabele Cristina Duarte – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Fabrício Monfort Barboza – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa)

Agente de Integridade e Compliance

Izabel Christina Ghermacovski – Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Manoela Silveira Dos Santos – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Daniel Kravetz – ParanáPrevidência

Agentes de Ouvidoria

Diego Machado Graf – Secretaria da Segurança Pública (Sesp)

Nathalie Mitiko Hono Ribas – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Enoy de Fátima Cantelmo – ParanáPrevidência

(Com informações da SETI-PR)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.