Londrina debate tema em evento com presença do ministro do STF, André Mendonça
Londrina debate tema em evento com presença do ministro do STF, André Mendonça
Programação contempla painéis temáticos, debates e aula magna, com foco em decisões eficientes e alinhadas ao interesse público. O evento tem o apoio das associações de municípios do ParanáNa próxima segunda-feira, 8 de dezembro, o ministro do STF e do TSE, André Mendonça, estará em Londrina para participar do evento “Governança Pública e Inteligência Institucional”, onde fará a Aula Magna de encerramento.
Realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e pelo Instituto Iter, o evento – que conta com o apoio das associações de municípios Amepar, Amunop, Amunorpi, Amuvi e Amusep – terá início às 7h30, no auditório do Shopping Aurora, em Londrina.
Além do ministro, o encontro reunirá palestrantes como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral, o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Diego Franco de Araújo Jurubeba, e outros especialistas de atuação reconhecida. Com foco técnico, “Governança Pública e Inteligência Institucional” é direcionado a gestores públicos, representantes de instituições de controle e apoio à gestão, além de servidores. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 350 participantes. As inscrições são gratuitas e estão abertas (vide serviço).
A programação inclui palestras e painéis sobre temas como “Eficiência e Governança na Gestão Pública”; “Parcerias entre Municípios e Fundações: Apresentação de Casos & Soluções”; e “A Gestão Pública na Era da Hiperinformação: a arte de governar o imprevisível”. Segundo os realizadores, o objetivo é fortalecer a cultura de governança, ampliar a transparência e estimular a inovação no setor público, contribuindo para a construção de uma inteligência institucional.
Programação
A abertura oficial do evento inicia às 8h30, com pronunciamentos de Emerson Guzzi Zuan Esteves, diretor-presidente da FAUEL; do professor doutor Airton José Petris, vice-reitor da UEL; do prefeito de Londrina, Tiago Amaral; do presidente da ALEP, Alexandre Curi.
Na sequência, às 9h, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral conduz a palestra de abertura, com o tema “Eficiência e governança na gestão pública”. Logo depois, às 9h45, começa o Painel de Gestão com a FAUEL, que abordará “Parcerias entre Municípios e Fundações: Apresentação de Casos & Soluções”. Participam do debate o professor doutor Saulo Fabiano Amâncio Vieira (Departamento de Administração – UEL), o professor doutor Rodolfo Miranda de Barros (Departamento de Computação – UEL) e a professora doutora Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues (Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UEL), sob mediação de Antônio Prata Neto, ex-secretário de Educação de Ibiporã.
Após o intervalo, às 11h05, ocorre o Painel Formativo do Instituto Iter, que trará o tema “A gestão pública na era da hiperinformação: a arte de governar o imprevisível”, organizado em três eixos: o cenário atual da hiperinformação e da sociedade de risco; a insegurança jurídica e seus impactos sobre gestores; e diretrizes de governança envolvendo inovação responsável, capacitação, parcerias estratégicas e sistemas de integridade. O painel reúne o procurador federal Dr. Diego Franco de Araújo Jurubeba (AGU), o professor doutor Marcelo Doval Mendes (USP e Instituto Iter) e o Dr. Tercio Issami Tokano (TSE).
A partir das 12h05, será ministrada a Aula Magna de encerramento,
conduzida pelo ministro do STF e TSE, professor doutor André Mendonça,
fundador do Instituto Iter.
Serviço:
“Governança Pública e Inteligência Institucional”.
Data: 08/12/25.
Horário: das 7h30 às 13h.
Local: Auditório do Shopping Aurora. (4º andar).
Av. Ayrton Senna da Silva, 400 – Palhano 1, Londrina/PR.
Realização: FAUEL e Instituto Iter.
Apoio: Amepar; Amunop; Amunorpi; Amuvi e Amusep.
Inscrições gratuitas (vagas limitadas): interessados em participar contatar a Fauel
e-mail: eventos@fauel.org.br
WhatsApp : 43 3321-3262

(Com informações da FAUEL)
