Docente da UEL participa de evento nacional de Saúde Coletiva
Docente da UEL participa de evento nacional de Saúde Coletiva
A professora participou de oficinas, mesas temáticas e debatesA Universidade Estadual de Londrina (UEL) esteve fortemente representada em um dos principais congressos da Saúde Coletiva do país, o ABRASCO, que contou com a participação ativa da professora Marselle Nobre de Carvalho, docente do Departamento de Saúde Coletiva, coordenadora do PET Saúde Equidade UEL e AMS Londrina e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Equidade e Saúde (GES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC UEL).
A docente participou no dia 29 de novembro da oficina organizada pela Rede de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que reuniu profissionais e pesquisadores de diferentes instituições do país. Na ocasião, ela participou de um grupo de trabalho para reflexão sobre os referenciais teóricos do Curso de Aperfeiçoamento “Encontros Educativos e Práticas Pedagógicas no Cotidiano do SUS”, promovido pela RedEscola, em parceria com a ENSP/Fiocruz e a SGTES/MS.
No dia 30 à tarde, Marselle coordenou a mesa “Estratégias de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19: Defesa da Ciência e Combate à Desinformação”, realizada na Sala Isabel Dillon, com a presença da pesquisadora Adelyne Mendes Pereira (ENSP/Fiocruz) e da farmacêutica Débora Raymundo Melecchi (Fenafar/CNS). A discussão abordou desafios enfrentados durante a pandemia e estratégias de comunicação para qualificar o acesso à informação em saúde.

Nobre de Carvalho (UEL) e Debora Raimundo Melecchi (FENAFAR/CNS) (Foto: Arquivo Pessoal)
As atividades continuaram em 3 de dezembro, quando a professora coordenou
mais duas mesas temáticas. Pela manhã, conduziu o debate “Violência contra Mulheres em Debate: o que a Saúde Coletiva tem a ver com isso?”, com a participação dos pesquisadores Marcos Signorelli (UFPR) e Ana Flávia D’Oliveira (USP). (foto 3) À tarde, mediou a mesa “Transformações da Força de Trabalho na Atenção Primária à Saúde: Necessidades e Políticas Públicas para o SUS”, que contou com as exposições de Silvana Nair Leite (UFSC), Márcia Fausto (ENSP/Fiocruz) e Fabiano Santos (DEGES/SGTES/MS).

(Foto: Arquivo pessoal)
A ampla atuação da professora evidencia a inserção da UEL no debate nacional sobre saúde coletiva, políticas públicas, formação em saúde, força de trabalho em saúde e defesa do SUS, fortalecendo parcerias e contribuindo para a qualificação das práticas e pesquisas na área.
