Intuel gradua cinco novos empreendimentos das áreas ambiental, saúde, cosmética e agrícola

Intuel gradua cinco novos empreendimentos das áreas ambiental, saúde, cosmética e agrícola

Novos projetos serão conhecidos em janeiro, quando está prevista a divulgação do resultado final do edital do novo programa de incubação

Cinco novos empreendimentos dos setores ambiental, agrícola, cosmética e saúde receberam o certificado de graduação da coordenação da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), finalizando o ciclo de incubação e encerrando o processo de transferência de tecnologia entre a UEL e o mercado consumidor. Os empreendimentos graduados são  Oazo – manejo da sede, Icrop – gestão de irrigação, Poliverde – economia circular da poliamida, Biotec Ativos – biocosméticos e Compare Suplementos. Os certificados foram entregues na semana passada, durante cerimônia realizada na Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), reunindo empreendedores e dirigentes da UEL.

Segundo o reitor em exercício, Airton Petris, a Universidade, por meio da AINTEC, contribui efetivamente tanto para a formação cidadã quanto para o desenvolvimento profissional de estudantes e de empreendedores. Durante a cerimônia de graduação das empresas, foram destacadas as trajetórias de cada startup e o caminho percorrido até a conclusão do processo de incubação e de transferência de tecnologia.

O diretor da Agência de Inovação, professor Edson Miura, lembrou que a AINTEC, enquanto órgão de apoio da Universidade, tem o papel de fomentar a inovação e a transferência de tecnologia, colaborando com o desenvolvimento econômico e social, oferecendo suporte aos empreendedores e pesquisadores que apresentam projetos viáveis e que podem fazer a diferença nas várias áreas do conhecimento.

Já o consultor técnico da Intuel, professor Thiago Spiri Ferreira, expressou grande orgulho ao entregar o certificado aos novos empresários. “Chegar à fase da graduação é um mérito dos empreendedores. A equipe da INTUEL mostra os caminhos; a escolha e a velocidade de como seguir dependem de cada um”, revelou. O ecossistema de inovação da UEL deverá incluir novos projetos na Intuel a partir da segunda quinzena de janeiro, quando está prevista a divulgação do resultado final do edital do novo programa de incubação.

Projetos graduados na Intuel

Oazo – Manejo da Sede

Representada pela Professora Marília Ferrari Conchon, a Oazo nasceu no grupo de pesquisas de enfermagem. A startup oferece uma solução para a sede de pacientes em restrição hídrica através da implantação do Modelo de Manejo da Sede em instituições de saúde e da linha de produtos “Sem Sede”. O projeto já firmou uma transferência de tecnologia com a UEL, beneficiando diretamente os pacientes.

Icrop – Gestão de Irrigação

Com quase 10 anos de mercado, a Icrop, especializada em soluções para irrigação, foi representada pelo professor Daniel Campanelli, Head de Tecnologia e Inovação. A empresa desenvolveu em parceria com a UEL um projeto crucial para a geolocalização de pivôs de irrigação, fornecendo dados e informações precisas para o produtor rural.

Poliverde – Economia Circular

A Poliverde, dos sócios Jonathan Baumi e Mauricio de Moraes, atua na reciclagem de poliéster e poliamida, transformando retalhos de tecido em matéria-prima plástica. A incubação foi crucial para que uma ideia de um projeto de mestrado se tornasse uma spin-off acadêmica faturando e crescendo no mercado, culminando com o recebimento da primeira patente verde com o apoio da AINTEC e a expansão para o desenvolvimento de poliéster.

Biotec ATIVOs – Biocosméticos

A pesquisadora Briani Gisele Bigotto apresentou a Biotec ATIVOs, uma Healtech que desenvolve dermocosméticos inovadores e sustentáveis. A chave do negócio é a utilização da levana, um ativo biotecnológico gerado em parceria com a UEL, resultando em patentes e transferência de tecnologia.

Compare Suplementos

O CEO e empresário Alan Kowalski destacou a importância da INTUEL para a Compare Suplementos. A plataforma oferece comparação e educação para escolhas seguras e informadas sobre suplementos. O empreendedor, que iniciou seus estudos na educação física, criou um selo de certificação que já atraiu mais de 50 marcas de suplementos como clientes, preenchendo uma lacuna no mercado em termos de fiscalização de qualidade.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.