Estude na UEL: Sisu, Aprova Paraná Universidades e outras formas de ingresso na graduação

Estude na UEL: Sisu, Aprova Paraná Universidades e outras formas de ingresso na graduação

Universidade oferece 3.180 vagas em 53 cursos de graduação para ingresso no ano letivo de 2026.

Com 3.180 vagas em 53 cursos de graduação, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre oportunidades de ingresso para o ano letivo de 2026 por meio de diferentes processos seletivos.

Além do Vestibular, cujo resultado foi divulgado em dezembro, os candidatos também poderão concorrer a uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Aprova Paraná Universidades, além de seleções para vagas remanescentes e para portadores de diploma de curso superior. Confira abaixo cada uma das formas de ingresso.

SISU

Para 2026, a UEL oferta 563 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Governo Federal que seleciona estudantes com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista de cursos e o número de vagas para a seleção podem ser consultados neste endereço

O resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro. As inscrições para o Sisu têm início dia 19 de janeiro e encerramento no dia 23 janeiro, exclusivamente pela página do SISU no Portal do Ministério da Educação (MEC). 

Aprova Paraná Universidades 

O Aprova Paraná Universidades é o programa do Estado que reserva vagas para estudantes do último ano do ensino de escolas públicas, devidamente inscritos por meio da Prova Paraná Mais – aplicada em novembro de 2025.

Para esta modalidade de ingresso, são reservadas 20% das vagas dos cursos da UEL, com um total de 598 vagas. Com a atualização do Edital N.º 147/2025 – GS/SEED, as inscrições estarão abertas a partir de 29 de janeiro e seguem até o dia 2 de fevereiro, no site do Aprova Paraná Universidades.

Vagas Remanescentes 

A UEL utiliza as vagas remanescentes do Vestibular como uma das formas de ingresso. Essas vagas são disponibilizadas quando não há mais candidatos classificados no Vestibular para convocação. 

A seleção é feita com base no desempenho obtido nas provas do Vestibular, ENEM e Prova Paraná Mais. O edital da seleção com cronograma e orientações para inscrições estará disponível no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).

Portador de Diploma de Curso Superior

A UEL também permite que profissionais graduados ingressem em um novo curso da universidade, sem necessidade de realização de prova. A seleção é direcionada para pessoas com diploma de curso superior em universidades nacionais reconhecidas pelo MEC, ou de instituições internacionais com certificação validada no Brasil. 

Os interessados devem se atentar ao edital específico a ser publicado em fevereiro no portal da COPS

*Assessor especial na Cops.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.