Campanário de réplica da Catedral é instalado no Calçadão do Campus
Campanário de réplica da Catedral é instalado no Calçadão do Campus
Espaço é utilizado para atividades acadêmicas, culturais e fica aberto para visitaçãoCampanário de réplica da primeira Catedral de Londrina foi restaurado e instalado no Calçadão do Campus Universitário. A estrutura integra o projeto que foi entregue à comunidade em dezembro de 1997, a reprodução da primeira Capela construída em Londrina, em 1934. A réplica, fica no Calçadão, entre o Centro de Ciências Exatas (CCE) e o Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), e tem cerca de ⅓ do tamanho original da primeira construção edificada em madeira, no Centro da cidade.
Segundo o professor Antônio Carlos Zani, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU), responsável pelo projeto original e de revitalização, a estrutura de madeira durou cerca de vinte e cinco anos e devido ação do tempo vinha apresentando problemas que poderiam causar um desabamento eminente. Dessa forma, os sinos foram colocados no solo como forma de evitar acidentes em decorrência do risco.
A reitoria, por meio da professora Marta Fávaro, inseriu a solicitação de restauração do campanário como uma das prioridades para o ano de 2025 devido a importância histórica que rememora o passado do município. O professor explica a composição da estrutura, que consiste em dois pilares 20 por 20 de peroba rosa, colocados lado a lado com travamento entre eles e na parte superior uma cobertura com chapa de aço inox e sinos abaixo.
Segundo Zani “a ação foi importante, pois coloca à vista novamente a imagem da réplica da primeira catedral e o campanário de Londrina, bem como, o valor histórico que isso carrega para a cidade”. Sobre a deterioração da estrutura, foi identificado que a madeira na parte inferior do campanário ficou suscetível ao apodrecimento em decorrência do acúmulo de água, sobretudo, por conta das chuvas. O professor conta que ele e sua equipe foram até o local e fizeram algumas avaliações e a partir de então chegou-se à conclusão de que era necessário retirar cerca de 20 cm da parte deteriorada e posteriormente restaurá-la.
O trabalho de retirada, restauração e instalação contou com a equipe de carpintaria e marcenaria da Prefeitura do Campus (PCU), informou o prefeito Luiz Cláudio Buzeti. Segundo ele, os trabalhos de revitalização foram concluídos no final do ano e o campanário erguido novamente.


*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.
