HU realiza cirurgia inédita utilizando técnica de abordagem anterior da coluna lombar

HU realiza cirurgia inédita utilizando técnica de abordagem anterior da coluna lombar

A técnica ALIF é indicada para casos de alta complexidade e foi realizada por equipe especializada do Hospital Universitário da UEL

publicado por

Agência UEL


O Hospital Universitário (HU) da UEL realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de coluna utilizando a técnica Anterior Lumbar Interbody Fusion (ALIF), que consiste em abordagem anterior da coluna lombar, feita pela região abdominal. O procedimento foi realizado em 13 de janeiro.

A técnica ALIF é indicada para casos de alta complexidade, como escorregamento vertebral (listese) e degeneração discal, condições que afetam a estabilidade da coluna lombar. No caso atendido pelo HU, o paciente apresentava escorregamento vertebral no nível L5-S1.

Equipe multidisciplinar responsável pela cirurgia

Embora a técnica já seja descrita e utilizada na literatura médica, esta foi à primeira vez que o procedimento foi realizado no HU, representando um avanço importante no tratamento de patologias da coluna vertebral. Devido à gravidade do caso, o paciente judicializou o caso para que fosse possível que o HU adquirisse os insumos necessários para a realização da cirurgia. A equipe do Hospital já iniciou o processo de licitação para que a técnica possa ser incorporada às práticas do HU.

A cirurgia envolveu a abordagem anterior da coluna lombar, permitindo o acesso direto ao disco intervertebral pelo abdômen. Diante da complexidade do caso e da indicação descrita na literatura médica, o procedimento foi complementado com fixação posterior da coluna lombar nos níveis L4, L5 e S1, tudo realizado no mesmo tempo cirúrgico.

A técnica ALIF é indicada para casos de alta complexidade

Essa combinação de técnicas contribui para maior estabilidade da coluna, melhor alinhamento vertebral e potencial redução do tempo total de recuperação do paciente.

Equipe multidisciplinar especializada

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião Bruno Possani Rodrigues, com participação do residente João Bini e suporte técnico especializado do médico Edjaimes Geitenes. A anestesia foi realizada por Catherine Werner, com apoio do residente Alexandre  Wilton Bissoli Júnior. Já a neuromonitorização intraoperatória, fundamental para aumentar a segurança do procedimento e reduzir riscos neurológicos, ficou sob responsabilidade de Gustavo Mafei Fróes.

Avanço tecnológico e ampliação da assistência

A realização da cirurgia representa um passo importante na ampliação da capacidade do HU em oferecer procedimentos de alta complexidade, alinhados às práticas mais avançadas da medicina especializada. Com a incorporação dessa tecnologia, o hospital passa a contar com mais uma alternativa terapêutica para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de intervenções complexas na coluna vertebral.

“Nessa perspectiva, contando com o apoio incondicional da UEL e do Governo do Estado, o HU-UEL segue com a equipe multiprofissional honrando sua missão no desenvolvimento da ciência, do ensino e da assistência à saúde de qualidade” afirma Iara Secco, diretora superintende do HU.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.