Regimento eleitoral para eleição de nova Reitoria entra em vigor

Regimento eleitoral para eleição de nova Reitoria entra em vigor

Documento estabelece todas as regras para o processo de eleição da nova gestão à frente da Reitoria da UEL.

Já está em vigor o Regimento Eleitoral, aprovado pelo Conselho Universitário, que estabelece todas as regras para o processo de eleição da nova gestão à frente da reitoria da Universidade Estadual de Londrina a partir do dia 10 de junho até 9 de julho de 2030. A eleição será realizada via Sistema SAELE, plataforma de software publico, no dia 8 de abril de 2026 com segundo turno, caso necessário, marcado para o dia 23 de abril. 

De acordo com o documento, as inscrições das chapas deverão ocorrer nos dias 2 e 3 de março, mediante protocolo feito à Comissão Eleitoral, junto à Divisão de Protocolo e Comunicação, no Campus.

A Comissão Eleitoral, indicada pelo Conselho Universitário, em reunião realizada dia 7 de novembro de 2025, é formada pelos seguintes membros: os professores Marcelo Alves de Carvalho, Ana Heloisa Molina, Laurival Antonio Vilas Boas, Flavia Meneguetti Pieri, Marcia Marques Dib (titulares) e Jacques Duilio Brancher, Mirian Donat, Alex Eduardo Gallo, Zuleika Aparecida Claro Piassa, Karina Elaine de Souza Silva (suplentes);  como técnico-administrativos Mauricio Fernandes (titular) e Paulo Rogério Catarini da Silva (suplente), os estudantes Gabriel Veríssimo dos Santos (titular) e Julia Guimarães Pompeu (suplente); representando o SINDIPROL/ADUEL: Fernanda de Freitas Mendonça (titular) e Fernando Pereira Candido (suplente); a ASSUEL, Joabe Vieira da Costa (titular) e Daniel Hipólito Moreira Junior (suplente); do Diretório Central do Estudantes (DCE), Carlos Eduardo Lourenço Bigetti (titular) e Giovanny de Oliveira Godoi (suplente) e como representantes da Comunidade Externa,  Eliel Joaquim dos Santos (titular) e Bruno César Garcia (suplente).

De acordo com a portaria n. 9341, a presidência da Comissão Eleitoral ficou com Marcia Marques Dib, professora do Departamento de Educação Física (CEFE). Todas as atribuições da Comissão estão previstas no Regimento Eleitoral. 

O documento  indica que a lista para escolha do novo Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UEL será organizada pelo Conselho Universitário na forma da legislação em vigor, após consulta à comunidade universitária na forma de eleição, por meio de voto único, pessoal, voluntário, direto e secreto. De acordo com a resolução, podem participar da votação professores e técnico-administrativos em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados.

O texto veda a utilização de bens e serviços da Universidade na campanha. Também não será permitida a veiculação de propaganda na mídia comercial, Rádio Universidade e na TV UEL. A propaganda eleitoral nas redes sociais será permitida em perfis próprios da campanha, criados após a homologação das candidaturas e devidamente registrados junto à comissão eleitoral, sendo proibido  o impulsionamento pago. 

A Comissão Eleitoral formalizará normas para os debates e disporá sobre as formas de propaganda, considerando o Regimento e as demais normas institucionais. Fica proibida a realização de propaganda eleitoral nas dependências da Universidade Estadual de Londrina, em qualquer formato, antes da homologação das chapas, sob pena de indeferimento do registro de candidatura. O texto completo do regimento está disponível para consulta aqui.

*Assessora especial na Coordenadoria de Comunicação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.