Uso da IA na formação acadêmica é foco da Semana Pedagógica GEPE

Uso da IA na formação acadêmica é foco da Semana Pedagógica GEPE

Durante três dias de palestras, serão discutidos os desafios contemporâneos da pedagogia universitária, o uso de tecnologias digitais e as implicações éticas e pedagógicas de utilizar IA na formação de professores

O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da Universidade Estadual de Londrina (GEPE/UEL) irá promover três dias de atividades gratuitas durante a Semana Pedagógica GEPE 2026, de 24 a 26 de fevereiro. Com professores como público-alvo, mas aberta à comunidade interna, a programação visa contribuir para o desenvolvimento de uma postura docente consciente, crítica e autônoma frente às tecnologias digitais. Serão discutidos os impactos da Inteligência Artificial (IA) sobre os processos de ensino-aprendizagem, a produção do conhecimento, a avaliação educacional e o controle do trabalho pedagógico no contexto da educação superior.

Ana Cristina Paes, coordenadora do GEPE e professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional, explicou que o Grupo buscou “trazer temas que possam atender à realidade educacional de hoje”, como a construção de uma Pedagogia Universitária e a ética no uso da IA na formação do estudante, “assuntos considerados imprescindíveis ao dia a dia na sala de aula”.

Desafios no ensino e aprendizagem

A palestra que abre a agenda será ministrada por Maria Antônia Ramos de Azevedo, docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro. Com o mote “Pedagogia Universitária”, ela almeja fomentar o debate sobre concepções de ensino, aprendizagem, avaliação, currículo e trabalho docente, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a qualificação dos processos formativos desenvolvidos na universidade.

Os fundamentos, práticas e desafios da pedagogia universitária serão abordados. O evento está marcado para o dia 24, às 9h, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). As inscrições devem ser feitas por aqui.

Mais tarde, às 14h, Doris Pires Vargas Bolzan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministra a palestra “Ingresso e permanência na Universidade: desafios e tensões na formação”. Será realizada de forma on-line e em parceria com a Rede Estadual Docência no Ensino Superior (REDES), formada pelas sete Instituições de Ensino Superior do Paraná. As inscrições podem ser feitas pelo site e haverá lista de presença no dia da palestra.

Uso da IA na academia

Já no dia 25, será a vez dos participantes ficarem a par da “Avaliação da aprendizagem no ensino superior: Tecnologias digitais, IA e processos formativos”, com Dirce Aparecida Foletto de Moraes, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Ela guiará a reflexão crítica dos professores da universidade acerca dos processos de avaliação da aprendizagem no ensino superior, considerando o uso de tecnologias digitais e IA como mediadoras das práticas avaliativas. O evento será às 14h, no Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas (LAPECH). As vagas estão esgotadas.

Para finalizar a programação no dia 26, Flávio Rodrigues de Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), palestrará sobre a “Inteligência Artificial e formação de professores: Ética, poder e controle do trabalho pedagógico”. Os participantes irão debater sobre o uso de IA na formação de professores, analisando criticamente suas implicações éticas, pedagógicas, políticas e laborais. Marcado para às 14h no LAPECH, as inscrições devem ser feitas por aqui.

Atuação do GEPE

Trabalhando junto à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o GEPE cria espaços e ações que possibilitam aos docentes a reflexão sobre suas experiências de ensino e um melhor direcionamento à ação formativa. Com programação extensa, o Grupo viabiliza fóruns de discussão e eventos focados nos estudos, pesquisas e experiências na Educação Superior.

Os integrantes sistematizam e divulgam os resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPE, e ainda elaboram projetos para captação de recursos a serem aplicados no ensino de graduação.

*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.