HU-UEL inicia aplicação de imunobiológico para prevenção do VSR em recém-nascidos

HU-UEL inicia aplicação de imunobiológico para prevenção do VSR em recém-nascidos

Medicamento passou a ser ofertado pelo Ministério da Saúde e incorporado às ações do SUS, ampliando a proteção de recém-nascidos e crianças em todo o país.

A Maternidade do Hospital Universitário (HU) da UEL deu início na última terça-feira (10), às primeiras aplicações do imunobiológico Nirsevimabe, anticorpo de dose única, indicado para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) importante fator de internações em bebês.

O Nirsevimabe reduz significativamente casos graves de bronquiolite e pneumonia causadas pelo VSR, além de oferecer proteção logo após a administração, sem a necessidade de estimular previamente o organismo a desenvolver resposta imunológica ao longo do tempo. O medicamento passou a ser ofertado pelo Ministério da Saúde e incorporado às ações do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a proteção de recém-nascidos e crianças elegíveis em todo o país.

No HU-UEL a primeira etapa, contou com 28 bebês imunizados provenientes dos setores da UTI Neonatal, UCI Neonatal, Unidade Canguru e Alojamento Conjunto. A estratégia é direcionada a recém-nascidos prematuros com idade gestacional de até 36 semanas e seis dias, além de crianças de até 23 meses que apresentem comorbidades específicas, como cardiopatia congênita, broncodisplasia pulmonar, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.

Todos os bebês prematuros nascidos ao longo do ano serão contemplados com a aplicação do Nirsevimabe. Já os bebês nascidos a termo que apresentem comorbidades elegíveis receberão o imunobiológico durante o período de sazonalidade do VSR, compreendido entre os meses de fevereiro a agosto.

O Nirsevimabe reduz significativamente casos graves de bronquiolite e pneumonia causadas pelo VSR

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.