UEL recebe projetos de preservação da memória da comunidade LGBTI+
UEL recebe projetos de preservação da memória da comunidade LGBTI+
Iniciativas reforçam a importância da preservação da memória LGBTI+ como ferramenta de empoderamento e base para políticas públicas.O Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (CEDOC LGBTI+) está percorrendo universidades públicas do Paraná para apresentar dois importantes projetos voltados à preservação da memória da população LGBTI+: “CEDOC LGBTI+: Preservação, Difusão e Memória” e “Cartas da Dignidade: rompendo silêncios”.
Amanhã (30), o grupo realiza na UEL, em parceria com o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) Enezila de Lima, o encontro: “Grupo Dignidade e a história, memória e patrimônio LGBTI+: os projetos CEDOC LGBTI+ e Cartas da Dignidade”. Nele, o grupo fará a apresentação dos projetos, diálogo com a comunidade acadêmica e com doação de livros para fortalecimento do acervo institucional. As atividades começam às 9h30, na Sala de Eventos do CLCH.
A agenda começou na terça (28), com a visita de estudantes do curso de História da UEPG à sede do Grupo Dignidade, em Curitiba, onde está localizado o CEDOC LGBTI+. A atividade incluiu um percurso de memória LGBTI+ na parte da manhã, a apresentação dos projetos e doação de livros para o acervo da universidade na parte da tarde. Na quarta, o CEDOC LGBTI+ participa, em Maringá, de atividade promovida pelo Laboratório de Estudos Políticos sobre LGBTI+ (LEP UEM). O último encontro acontece no dia 4, em Foz do Iguaçu.

Memória como ferramenta de transformação social
Mais do que preservar documentos, os projetos do CEDOC LGBTI+ atuam na valorização das trajetórias, vivências e lutas da população LGBTI+ no Brasil. A iniciativa reforça que preservar e difundir a memória é fundamental para o empoderamento da comunidade, além de contribuir diretamente para a formulação e fortalecimento de políticas públicas baseadas em evidências históricas e sociais.
Sobre os projetos
CEDOC LGBTI+: Preservação, Difusão e Memória
O projeto tem como objetivo a catalogação, digitalização e disponibilização online de periódicos históricos do movimento LGBT brasileiro, reunindo produções de organizações das regiões Sul, Nordeste e Sudeste.
Entre os materiais, estão jornais e boletins como “Folha de Parreira”, “Conexão G”, “Frisson”, “Homo Sapiens”, “Princesa”, “Quimbanda Dudu” e “Babado”, que documentam diferentes momentos e contextos da luta por direitos no país.
Com duração de nove meses e cerca de 400 horas de atividades, a iniciativa prevê a disponibilização de 131 periódicos em formato digital pesquisável, ampliando o acesso público ao acervo. O projeto também inclui oficinas, palestras, acessibilidade em Libras e doação de livros para instituições parceiras.
Cartas da Dignidade: rompendo silêncios
Já o projeto “Cartas da Dignidade” se dedica ao inventário e estudo de aproximadamente 5 mil cartas, escritos pessoais e cartões-postais que compõem um dos acervos mais sensíveis do CEDOC LGBTI+.
Essas correspondências revelam histórias marcadas por afetos, solidão, resistência e esperança — sendo, durante décadas, um dos principais meios de comunicação entre pessoas LGBTI+ e grupos organizados.
O material, acumulado ao longo de mais de 30 anos do Grupo Dignidade e mais de 40 anos do Grupo Gay da Bahia, será organizado para subsidiar pesquisas, produções culturais e futuras publicações, incluindo um livro.
O projeto também prevê palestras, acessibilidade, doação de livros e a atuação de profissionais especializados para organização do acervo.
Apoio
Os projetos “CEDOC LGBTI+: Preservação, Difusão e Memória” e “Cartas da Dignidade: rompendo silêncios” foram aprovados no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná. Eles são produzidos por Josnel Garcia de Carvalho e Catálise Produções Culturais, realizados pelo Grupo Dignidade e Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (CEDOC LGBTI+), com o apoio da COPEL.
Sobre o CEDOC LGBTI+
Inaugurado em 2007 pelo Grupo Dignidade, o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott é hoje um dos principais acervos sobre a temática LGBTI+ no Brasil. O espaço reúne livros, periódicos, documentos históricos, fotografias e produções acadêmicas, além de manter parte do acervo disponível on-line.
Entre suas iniciativas de destaque está a digitalização do jornal Lampião da Esquina, marco da imprensa LGBTI+ brasileira, e o recebimento de importantes coleções documentais, como o acervo do Grupo Gay da Bahia.
Ao longo dos anos, o CEDOC tem consolidado seu papel como um espaço essencial para pesquisadores, ativistas e toda a sociedade, garantindo que a história da população LGBTI+ seja preservada, acessível e reconhecida.
Serviço:
Encontro: “Grupo Dignidade e a história, memória e patrimônio LGBTI+: os projetos CEDOC LGBTI+ e Cartas da Dignidade”.
Data: Quinta-feira (30), a partir das 9h30
Local: Sala de Eventos do CLCH
Atividades gratuitas e abertas ao público acadêmico.





