Evento para novos professores visa qualidade da formação docente

Evento para novos professores visa qualidade da formação docente

Promovido pelo GEPE, formação serve de recepção aos novos professores e fortalece a qualidade da graduação

O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (Gepe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está realizando o evento “Formação Docente: Ensinar na Contemporaneidade”, destinado aos professores recém-contratados através do último concurso para docentes efetivos realizado no ano passado, além de outros professores interessados. O evento, que está sendo realizado no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), teve início na terça-feira (28) e vai até esta quinta-feira (29).

O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), é receber os novos professores e fortalecer a qualidade da educação, além de se prestar como um espaço de acolhimento, diálogo e reflexão sobre os desafios da docência universitária.

Durante os encontros, são abordados temas essenciais para a atuação docente e informações institucionais, tais como: Regimento Geral da UEL, plano de carreira, Resolução Cepe 17/2023, que regulamenta os procedimentos acadêmicos e administrativos para os cursos de graduação; além de uma palestra com o tema “Ensinar na Contemporaneidade: Didática, Metodologias e Avaliação em Debate”. Em torno de 110 professores são esperados para os encontros.

Ação formativa reforça a atuação docente na Universidade

Segundo a professora Juliana Bayeux Dascal, membro do Gepe, o evento serve para mostrar que a formação docente é tão importante quanto outras atividades que os professores terão que desempenhar na UEL. “É repensar continuamente a nossa ação enquanto docente para que a aprendizagem ocorra de maneira mais eficiente para nossos alunos”, afirma.

Ainda segundo ela, a avaliação do primeiro dia do evento foi positiva. “Tivemos uma participação importante dos professores ao longo do dia. Surgiram muitos questionamentos por parte dos professores recentemente contratados, que foram respondidas por representantes da Prograd e da PRORH. Acredito que foi efetivo, muito legal”, avalia.

Repensar a prática docente

Integrantes do GEPE

Membro do Gepe há 12 anos, a professora falou sobre as atribuições do órgão. “Nosso intuito é repensar a prática docente na Universidade. Nós trabalhamos muito com metodologias alternativas, integrativas e ativas de ensino, nas quais o aluno tem um papel fundamental na aprendizagem, modificando a visões arcaicas, porque o estudante de hoje mudou, por isso temos que revisitar nossa formação nesse processo”, defende.

O Gepe é ligado à Prograd e tem como finalidade criar espaços e ações que possibilitem aos docentes refletirem sobre suas experiências de ensino, compreenderem mais elaboradamente a relação pedagógica que se estabelece no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a reavaliação e a reelaboração da ação formativa.

(FOTOS: André Ridão/Agência UEL)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.