Programas de Pós-Graduação do CCB promovem seminário internacional de Biomedicina Translacional

Programas de Pós-Graduação do CCB promovem seminário internacional de Biomedicina Translacional

Com programação diversificada, os eventos reúnem, no CCB, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) realiza nos dias 13 e 14 de agosto, o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e o I LAPEB Seminar Series: Frontiers in Translational Biomedicine. As atividades serão realizadas no Anfiteatro Cyro Grossi, no CCB, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da UEL e de outras instituições.

Além de ampliar a integração entre os Programas de Pós-Graduação do CCB e criar um espaço para discussão científica, a iniciativa pretende divulgar as pesquisas desenvolvidas na Universidade e estreitar relações entre jovens pesquisadores e cientistas experientes. O evento também pretende estimular novas colaborações nacionais e internacionais e fortalecer a internacionalização das atividades de pesquisa da UEL.

A programação começa na manhã de quinta-feira (13), com atividade dedicada à apresentação dos Programas de Pós-Graduação do CCB. Coordenadores dos programas de Ciências Fisiológicas, Análise do Comportamento, Genética e Biologia Molecular, Microbiologia, Ciências Biológicas, Patologia Experimental e Psicologia apresentarão aos participantes as possibilidades de formação e pesquisa oferecidas pelo Centro.

(Divulgação/COMUEL)

No período da tarde, das 16h às 18h, será realizado o “Coffee: Meet the Professors”, encontro informal entre estudantes e os pesquisadores convidados Jorge Montanari, Principal Researcher do CONICET, da Argentina, e Juliano Bordignon, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná). A proposta é permitir uma conversa mais próxima sobre projetos de pesquisa, possibilidades de colaboração científica, experiências internacionais e desenvolvimento da carreira acadêmica.

Jovens pesquisadores

 Na manhã de sexta-feira (14) será realizada a LAPEB Young Investigators Session, destinada à apresentação de trabalhos desenvolvidos por jovens pesquisadores vinculados a diferentes laboratórios. Os seminários abordarão temas como metabolismo, vitamina C, parkinsonismo, função vascular, doença de Chagas, benzoiltioureias, microbiota intestinal, leishmaniose, esquistossomose, câncer, neuroimunologia e doença inflamatória intestinal.

A sessão busca dar visibilidade à produção científica dos estudantes e estimular o intercâmbio entre diferentes grupos de pesquisa. A valorização do protagonismo de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos é um dos objetivos centrais do LAPEB Seminar Series.

Pesquisadores convidados discutem inovação e imunidade treinada

A programação será encerrada na tarde de sexta-feira com duas conferências voltadas às fronteiras da pesquisa translacional. Das 14h às 16h, o pesquisador Jorge Montanari, do CONICET (Argentina), apresentará a palestra “Inovação em escala nanométrica: Como transformar ciência básica em soluções biotecnológicas”.

Na sequência, das 16h30 às 18h, Juliano Bordignon, pesquisador do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), ministrará a palestra “Aplicações clínicas da imunidade treinada”. O encerramento está previsto para às 18 horas.

Segundo a proposta do evento, a expectativa é fortalecer a integração entre pesquisadores e estudantes, ampliar oportunidades de cooperação científica nacional e internacional e consolidar o LAPEB como espaço de discussão e desenvolvimento de pesquisas em Biomedicina Translacional, além de ampliar a divulgação da produção científica realizada na UEL.

Serviço

I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do CCB / I LAPEB Seminar Series: Frontiers in Translational Biomedicine

Data: 13 e 14 de agosto de 2026

Local: Anfiteatro Cyro Grossi – Centro de Ciências Biológicas (CCB/UEL)

Promoção: CCB-UEL e LAPEB-CCB-UEL

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.