Livro: metodologia inovadora para modelagem de vestuário

Livro: metodologia inovadora para modelagem de vestuário

Lançamento oficial será nesta terça-feira (18), às 19 horas, via plataforma online, com a participação de professores convidados.

José de Arimathéia

Agência UEL


A professora Lucimar Bilmaia Emídio, Departamento de Design, Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), defendeu seu doutorado em 2018, quando propôs um modelo inédito de ensino e aprendizagem para a modelagem do vestuário: o MODThink. Trata-se de uma metodologia que leva a forma de pensar no Design à modelagem, ou seja, propondo uma união entre pensar (conceitual) e fazer (metodologia).

Na volta do doutorado, a professora passou a aplicar o conhecimento produzido em sala de aula e disseminá-lo através de publicações. Ainda assim, a área de pesquisa demandava mais saberes, e assim nasceu o livro que está sendo lançado. Conforme explica Lucimar, o MODThink leva à modelagem duas importantes dimensões do processo de produção: a criativa (concepção) e a produtiva (operacionalização). O modelo apresenta fases, e em cada uma delas são propostas reflexões e análises, assim como são apresentadas sugestões de ferramentas de design aplicáveis a cada etapa, como ferramentas cognitivas para o ensino-aprendizagem de modelagem.  

(Divulgação).

Mestre e Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), Lucimar Bilmaia Emídio é pesquisadora e professora na área de Design de Moda, com ênfase no ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário. É Líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq na área de Design de Moda; editora de seção das Revistas Projética e Semina (Ciências Sociais e Humanas).

Lançamento tem

O lançamento será neste dia 18 (terça-feira), às 19 horas, no canal do YouTube da Editora das Letras e Cores. Participam duas professoras convidadas, ambas participantes da banca de doutorado de Lucimar: Patrícia Souza (UEL), especializada na área criativa, e Isabel Italiano (USP), especializada na dimensão produtiva. O prefácio foi escrito pela orientadora de Lucimar, professora Marizilda Menezes (Unesp/Bauru). O livro pode ser encontrado no site da editora – MOD Think: Projetando a Modelagem do Vestuário.

Leia também