Público escolhe identidade do Vestibular 2022. Votação segue até sexta-feira (9)

Layouts finalistas trazem propostas inovadoras. Elas serão apresentadas nesta quarta-feira (7), a partir das 19 horas, durante live.

Beatriz Botelho

Agência UEL

A UEL abre votação para escolha do layout do Vestibular 2022, que será aplicado 6 de março do próximo ano, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na última semana. Dois grupos, formados por alunos do 3º ano do curso de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), são finalistas para a escolha do layout dos materiais gráficos do próximo processo seletivo. As propostas serão apresentadas nesta quarta-feira (7), às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da UELoficial. A votação está aberta por meio do formulário que pode ser acessado AQUI.

Este ano, a escolha pode ser feita pelo público, de estudantes do Ensino Médio de todas as partes do país – principais interessados no Vestibular da UEL – até integrantes das comunidades interna e externa. A votação será aberta logo após a live, por meio de um formulário do Google. O público tem até a próxima sexta-feira (9), ao meio dia, para votar. O resultado será divulgado na sequência, a partir das 14 horas, pela Agência UEL, no Portal O Perobal e nas redes sociais da UEL.

Oportunidade

Como explica a professora Rosane Fonseca de Freitas Martins, do Departamento de Design, uma das orientadoras dos estudantes, esta ação de abertura envolve mais a comunidade na participação do processo. “A tecnologia permite que mais pessoas participem. Antes era limitado aos estudantes que cabiam no Auditório do CESA, era limitado pelo espaço físico”, conta.

Essa oportunidade também coloca os estudantes em contato com a profissão, pois é a chance de aplicar o que já aprenderam nas disciplinas do curso de Design Gráfico, “Significa uma vivência profissional, uma aproximação com cliente, demanda e problemas reais”, afirma a professora.

A parceria entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), responsável pela elaboração e planejamento do Vestibular da UEL, e professores e alunos do 3º ano do curso de Design Gráfico, que visa a produção da identidade visual do processo seletivo, tem mais de 15 anos.

Seleção

Os alunos produziram o total de oito propostas iniciais. Segundo Rosane, eles tiveram todo o período letivo para criação do material e foram assessorados pelos professores de forma remota.

Para a primeira seleção, as propostas foram votadas por estudantes, professores e técnicos administrativos do Departamento de Design, que escolheram três delas. “O objetivo não é competição entre os alunos. É uma cocriação, um grupo ajuda o outro”, explica Rosane. Em seguinda, três mais votadas foram apresentados à coordenação da COPS e à Comissão Permanente de Seleção (Copese), que chegaram às duas finalistas.

Propostas finalistas

Para além do que é visto nos cartazes, existem muitos conceitos e estudos envolvidos. Um dos grupos, formado pelos estudantes Júnior Yuki Morimoto e Kawana Constancio, retrata a peroba, árvore símbolo da UEL, sobreposta por diversas linhas a partir do centro.

Segundo Junior, a construção se norteia por três sentimentos principais: organização, acessibilidade e esperança. Ele explica que a linha é o elemento que liga e dá projeção, para que os vestibulandos possam olhar “com esperança e oportunidade, que vão conseguir estar perto e não precisam ter medo do processo. É trazer esperança nesse formato de luz”.

O estudante também destaca a chance de mostrar a produção para o público. “Esse trabalho é para eles, para os vestibulandos, foi pensando na Geração Z”, diz. Entre as diversas peças, o grupo também criou um hotsite, onde estão disponíveis informações sobre o Vestibular 2022. Alguns materiais podem ser vistos abaixo e todas as peças podem ser acessados AQUI.

Manoela Loureiro Cardoso, Ian Gabella Pintos e Manuela Hata Aulicino Pereira fazem parte do outro grupo finalista. Eles consideram este um dos momentos mais esperados do curso. “Sempre tivemos interesse nas artes dos cartazes, que são um dos nossos diferenciais em relação às outras faculdades e também por todo o processo envolvido. Desde antes de iniciar o curso, já era um trabalho muito esperado por todos nós”.

No material produzido por eles, a UEL é representada como um sistema solar. “O universo representa toda a diversidade e importância que a Universidade tem não só para a comunidade interna, mas também contribui para o desenvolvimento regional”, explicam.

Por meio de cores vivas, texturas e traços, os jovens contam que procuraram passar ao vestibulando o sentimento de sonho, curiosidade, diversidade e esperança. O grupo também criou um teaser para representar a jornada do aluno do Ensino Médio. Alguns materiais podem ser vistos abaixo e todas as peças podem ser acessados Aqui.

Para Rosane, os dois grupos apresentam o acolhimento nas propostas para o Vestibular 2022. “Os coloridos, o mostrar a UEL, os dois projetos tem essa preocupação. Um mais evidente na arquitetura, que mostra a Universidade, e outro com um sistema, redondo, que não para, o que também reflete a UEL”, observa.