Invest UEL é finalista em competição nacional de Análise Fundamentalista
Invest UEL é finalista em competição nacional de Análise Fundamentalista
O maior campeonato de finanças universitárias reúne 45 equipes. Equipe da UEL pertence ao curso de Ciências Contábeis.A equipe Invest UEL, formada por estudantes do último ano do Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais e Aplicados (CESA), é finalista da 2ª Competição de Análise Fundamentalista. A equipe enfrenta a Liga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 31 de agosto. O evento, promovido pelo TradersClub (TC), reúne 45 equipes de todo o Brasil, entre ligas universitárias e projetos universitários, no maior campeonato de finanças universitárias do Brasil.
A equipe da UEL, formada pelas estudantes Maria Raphaelly Guimarães de Almeida, Isabella Basílio, Mariana Batista, Mayara Moretti e Ylani Martins, é orientada pelo professor Daniel Ramos Nogueira, do Departamento de Ciências Contábeis. O grupo enfrentou outras 11 equipes, na chave A da disputa. Classificado com mais uma equipe da mesma chave, disputou as quartas de final com a equipe da Universidade Estadual Paulista (UNESP) do Campus Guaratinguetá, a semifinal com a Liga Atos, da Universidade Federal Fluminense (UFF). E agora encara a Liga da UFRN na final, vencedora da disputa entre as equipes das chaves C e D.
A estudante Maria Raphaelly, 23 anos, comenta que a equipe “não esperava chegar tão longe na competição”. “Entramos para passar da primeira fase, a das chaves, mais nada. Não imaginávamos que iríamos para a final. Agora, vamos nos empenhar para vencer”, comenta, com entusiasmo.
Na primeira etapa, as equipes tiveram de preparar uma análise de uma empresa escolhida pela comissão julgadora. Para a fase eliminatória, a Invest UEL escolheu a construtora MRV para analisar. O grupo avalia, entre outros indicadores, se a empresa oferece um bom modelo de negócio, se é propícia para investimentos e se as ações estão em preço condizente com o mercado.
Análise fundamentalista
A Invest UEL prepara uma defesa, em formato de relatório, para entregar à comissão avaliadora da TC School no dia 29 de julho. O documento é um dos três critérios de avaliação da comissão, formada por analistas convidados e membros da própria TC. A avaliação do relatório representa 40% da nota final; o julgamento da comissão avaliadora outros 40% e os 20% restantes, definidos por uma votação aberta nas redes sociais da TC School.
Segundo o orientador da equipe, professor Daniel Ramos Nogueira, o grupo se destacou em sua primeira participação na competição de análise fundamentalista. “Como equipe estreante, é bastante gratificante chegar na final. Tivemos diversas oportunidades de aprendizado no caminho”, avalia.
A competição oferece, também, uma oportunidade profissional para os estudantes, em uma área – mercado de capitais – que ainda está se expandindo no curso de Ciências Contábeis. “Nós nos esforçamos para guiar os estudantes em suas áreas de interesse profissional. Como estão no último ano, é bastante importante esse tipo de aproximação com competições ligadas às áreas de mercado”.