Congressos de Turismo e Ruralidades e Semana de Geografia recebem submissão de trabalhos até dia 30

O tema do congresso é “Muito pasto e pouco rastro no Meio Rural”. Participam pesquisadores de 15 nacionalidades.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O 1º Congresso Internacional de Turismo Rural e Ruralidades (I-CITRR) recebe submissões de trabalhos científicos até a próxima quinta-feira, 30 de setembro. O evento, promovido pelo Departamento de Geociências – Centro de Ciências Exatas (CCE) – e pelos grupos de pesquisa Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito e Observatório da Região e da Guerra do Contestado, realizado de 3 a 5 de novembro.

O Congresso Internacional ocorre juntamente a outros três, o 12º Congresso Brasileiro de Turismo Rural, o 3º Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado e a 37ª Semana de Geografia da UEL. O tema do congresso, nesta edição, será “Muito pasto e pouco rastro no Meio Rural”. Eles ocorrerão simultaneamente, com mesas-redondas, conferências e grupos de trabalho envolvendo pesquisadores de 15 nacionalidades, lançamentos de livros, entre outras atividades.

(Divulgação)

De acordo com o coordenador do evento e professor do Departamento de Geociências, Nilson Fraga, o evento vai proporcionar discussões sobre o avanço da monocultura e do latifúndio nas regiões do interior brasileiro, o que alterou profundamente o modo de vida de populações, como observado na região do Contestado. “Também vamos pensar formas de contribuição do turismo rural para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões, caracterizadas por ter um baixo índice de desenvolvimento humano”, considera.

Inscrições – As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro e podem ser feitas por meio do site dos eventos a a partir do preenchimento do formulário/inscrições.

Programação

Em três dias, os eventos recebem participantes e palestrantes da Espanha e Portugal, além de estados como Amazonas, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. No dia 3 de novembro, às 19h30, o I Congresso Internacional de Turismo Rural e Ruralidades será aberto com a conferência “Turismo rural en España: de lá diversificación económica a la creatividad en turismo”, com o professor José Manuel Hernandez Mongollon, da Universidade de Extremadura, na Espanha.

No dia 4, o evento prossegue com mesas-redondas nos três períodos, às 9h, às 14h e às 19h. As mesas tratam de turismo rural, políticas públicas para o turismo rural e as perspectivas para a região do Contestado no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo rural. No dia 5, o evento encerra com a conferência “Patrimônio-territorial urbano-rural na América Latina e Caribe”, com o professor Everaldo Batista da Costa, da Universidade de Brasília (UnB).

A programação completa pode ser acessada no site Turismo Rural 2021

(FOTO: Pixabay).