Projeto de Agroecologia recebe doações de equipamentos e insumos

Objetivo é viabilizar horta comunitária em área de 2 m² junto ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no Campus.

O projeto de extensão “Agricultura urbana e periurbana em Londrina: ação extensionista de prática agroecológica” necessita de doações de insumos e equipamentos para estruturar uma horta comunitária na Universidade, que servirá de laboratório aos integrantes do projeto. O grupo pretende construir a horta em área próxima ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e, futuramente, abrir para visitas guiadas, com o objetivo de cultivar o interesse da população pela produção agroecológica e pela economia doméstica.

Segundo o coordenador-geral do projeto e professor do Departamento de Economia/Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Carlos Caldarelli, o grupo precisa principalmente de equipamentos para manutenção da horta, como roçadeiras, tobata (um pequeno trator utilizado na agricultura), rolo faca, enxadão e cavadeiras. Como a produção agroecológica é feita exclusivamente sem herbicidas ou qualquer insumo químico, a roçagem do terreno é fundamental para que ele não se torne uma “selva”, nas palavras do coordenador do projeto.

(Divulgação)

“Não usamos nenhum tipo de agroquímico e, por esse motivo, as plantas companheiras e o mato crescem com muita frequência. Para operar esses equipamentos, temos os estudantes e envolvidos no projeto”, afirmou. Segundo o coordenador, independente da área de cada estudante, todos os envolvidos no projeto deverão, “em algum momento”, trabalhar em atividades na horta comunitária.

O grupo tem o objetivo de ajudar na conscientização da comunidade externa, integrando diferentes áreas do conhecimento, na promoção da agroecologia, da alimentação saudável e do consumo de alimentos frescos. É composto por cerca de 20 estudantes e professores de Agronomia, Economia, Nutrição e Serviço Social. Além de Caldarelli, atuam na coordenação conjunta do projeto os professores Mauricio Ursi Ventura, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e Clisia Mara Carreira, do Departamento de Nutrição – Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Estruturar para expandir

Num primeiro momento, o grupo vai se concentrar em estruturar o projeto no território da UEL antes de ir a campo. Depois, com a instalação da horta – que terá três talhões e deve ocupar uma extensa área, próxima ao Laboratório de Alimentos -, pretende expandir as atividades, buscando parcerias com prefeituras e escolas.

Já começou a ser gestada, inclusive, a ideia de duas novas hortas comunitárias na cidade, uma no Jardim Itapoã e outra no Jardim Padovani. Com o estabelecimento das hortas, o grupo pretende iniciar visitas nas casas dos moradores, com os estudantes de Nutrição, assim como visitas em colégios e outros equipamentos públicos para incentivar a produção agroecológica e comentar sobre seus benefícios sociais.

Empresas e demais interessados em colaborar com doações podem entrar em contato com o professor Caldarelli pelo e-mail caldarelli@uel.br. Confira a lista completa de insumos e equipamentos solicitados pelo projeto de extensão:

Mudas (diversas).

Sementes (diversas).

Roçadeira.

Tobata.

Rolo faca.

Enxadão (4 unidades).

Cavadeira (3 unidades).

Tesoura de poda (4 unidades).

Facão (3 unidades).

Serrinha para agricultura – corte – (4 unidades).