Professora lança obra com verbetes da filósofa Hannah Arendt

Professora lança obra com verbetes da filósofa Hannah Arendt

Maria Cristina Müller, do Departamento de Filosofia, está entre os organizadores da obra que tem 452 páginas.

A professora Maria Cristina Müller, do Departamento de Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lançou na última quarta-feira (23) o livro Dicionário Hannah Arendt (Editora Almedina, 2022 – 452 páginas). Ela é uma das organizadoras da obra, que reúne 51 verbetes fundamentais do trabalho filosófico produzido pela filósofa e pensadora do século XX. O evento de lançamento e sessão de autógrafos foram realizados na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

O dicionário resgata palavras, termos próprios e vocábulos redigidos por diversos estudiosos da produção literária de Hannah Arendt, que esclarecem conceitos como liberdade, totalitarismo, alienação, poder, revolução, direitos humanos e educação. Os verbetes explicam uma variedade de conceitos que, segundo Maria Cristina Müller, costumam aparecer nas discussões políticas atuais, muitas vezes sem embasamento.

(FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal).

Organização – A obra é organizada também pelos professores Adriano Correia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Odilio Alves Aguiar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Antonio Glauton Varela Rocha, do Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica). Após o evento deste mês, serão realizados lançamentos regionais do dicionário em Londrina, Fortaleza e Goiânia, cidades dos quatro organizadores. O Dicionário Hannah Arendt pode ser adquirido no site da Editora Almedina e da Amazon.

(FOTOS: Divulgação/Arquivo Pessoal).

Leia também