Professora lança obra com verbetes da filósofa Hannah Arendt

Maria Cristina Müller, do Departamento de Filosofia, está entre os organizadores da obra que tem 452 páginas.

A professora Maria Cristina Müller, do Departamento de Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lançou na última quarta-feira (23) o livro Dicionário Hannah Arendt (Editora Almedina, 2022 – 452 páginas). Ela é uma das organizadoras da obra, que reúne 51 verbetes fundamentais do trabalho filosófico produzido pela filósofa e pensadora do século XX. O evento de lançamento e sessão de autógrafos foram realizados na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

O dicionário resgata palavras, termos próprios e vocábulos redigidos por diversos estudiosos da produção literária de Hannah Arendt, que esclarecem conceitos como liberdade, totalitarismo, alienação, poder, revolução, direitos humanos e educação. Os verbetes explicam uma variedade de conceitos que, segundo Maria Cristina Müller, costumam aparecer nas discussões políticas atuais, muitas vezes sem embasamento.

(FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal).

Organização – A obra é organizada também pelos professores Adriano Correia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Odilio Alves Aguiar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Antonio Glauton Varela Rocha, do Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica). Após o evento deste mês, serão realizados lançamentos regionais do dicionário em Londrina, Fortaleza e Goiânia, cidades dos quatro organizadores. O Dicionário Hannah Arendt pode ser adquirido no site da Editora Almedina e da Amazon.

(FOTOS: Divulgação/Arquivo Pessoal).