Colegiado de Geografia da UEL inicia celebração dos 65 anos do curso 

Colegiado de Geografia da UEL inicia celebração dos 65 anos do curso 

Criado em 1958 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, curso foi incorporado à UEL em 1972, junto à constituição da Universidade.

Docentes e alunos do curso de Geografia da UEL estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (1º), em solenidade que abriu as comemorações dos 65 anos do curso. O encontro, que contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, foi marcado pelo plantio de um ipê branco, árvore de floração exuberante e símbolo de força e resistência.

Criado em março de 1958 na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, o curso de graduação em Geografia foi incorporado à UEL em 1972, data da constituição da Universidade. Após funcionar regularmente até 1975, atravessou mudanças ocasionadas pela implementação, pela Ditadura Militar, da Lei 5692/71, que regulamentou o ensino de Geografia, História e Educação Moral e Cívica em uma única área, intitulada “Estudos Sociais”. Passados oito anos desde a implementação da chamada Licenciatura Curta, o curso de Geografia retomou suas atividades contando com a atuação de oito docentes e sendo, mais tarde, incorporado ao Departamento de Geociências (CCE) da UEL. 

Confira as fotos do encontro cedidas pelo estudante de Geografia da UEL e fotojornalista, Filipe Barbosa.

Cerimniageografia2
Cerimniageografia1
Cerimniageografia3
Cerimniageografia4
Cerimniageografia5
previous arrow
next arrow

Ao longo deste anos, muitos personagens contribuíram para a consolidação do curso de Geografia, apontou o chefe do Departamento, professor Ricardo Lopes Fonseca. Em sua fala, na manhã desta quarta, o professor nomeou professores e funcionários, agradecendo-os pelos anos de dedicação e trabalho. “Deixo aqui a minha homenagem aos e às docentes que se foram nos últimos anos. São eles e elas: Aparecida Constantino, José Augusto Casotti, José Barreira, Kumagae Stier, Margarida Fernandes, Nelson Tagima e Sérgio Stasiaki”, citou. “Aproveito para agradecer aos docentes aposentados Airton Nozawa, Alice Asari, Cláudio Bragueto, Eliane Tomiasi, Jaime Oliveira, Lúcia Helena Gratão, Luzia Tomita, Marcia Siqueira, Maria Del Carmem, Mirian Vizentin, Nilza Stipp, Osmar Barros, Rosana Salvi, Roseli Archela, Rosely Lima, Ruth Tsukanamoto, Tânia Fresca, Valmir de França, Vladimir Fuscaldo e Yoshia Nakagawara”, concluiu. Também foram homenageadas as ex-funcionárias da secretaria do Departamento Regina Manchini e Edna Pereira da Silva.

Novo momento

Coordenador do Colegiado de Geografia, o professor Nilson Fraga lembra que o curso encontra-se em um novo momento em sua trajetória dentro da Universidade. Isso porque a instituição decidiu pela separação do Departamento de Geociências, o que ocorreu no ano passado. “A separação foi muito positiva, até porque a Geografia encontra seus rumos dentro da UEL, ou seja, de se reconstituir como um departamento voltado exclusivamente à formação de geógrafos e geógrafas, tanto na licenciatura quanto no bacharelado, para atender ao mercado de trabalho, que tem crescido muito nos últimos anos”, avaliou.

Ao longo deste ano, o Colegiado pretende pesquisar em setores da Universidade, como no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), imagens e arquivos que ajudem a contar a história dos primeiros anos do curso. “Se perderam no tempo esses personagens, professores, mas com certeza tiveram um papel de consolidação. Mas, esse hiato entre 1958 e a Ditadura Militar é bastante grande. Esperamos encontrar. É fundamental descobrir a gênese do curso, quem eram esses professores e professoras e quem eles formaram na primeira turma, ou seja, quatro anos depois de 1958. Isso ainda vamos pesquisar até dezembro”, concluiu.

Programação 

A programação alusiva ao aniversário vai ser retomada às 10h da sexta-feira (3), quando ocorrerá o descerramento da placa de 65 anos. No mesmo dia, será realizada a Conferência dos 65 anos do curso, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). O evento está marcado para às 19h30 e contará com a palestra “Refletindo sobre a Terra, o Mundo e a Vida Humana”, com a professora Maria Adélia Aparecida de Souza (USP/UFSC).

Especialista na área de planejamento urbano e regional e doutora pela Universidade de Paris, Maria Adélia Aparecida de Souza é autora dos livros “A Identidade da Metrópole: a Verticalização em São Paulo” e “Governo Urbano”. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário.

Leia também