Banco de Olhos do HU conclui curso de capacitação para captação de tecidos oculares
Banco de Olhos do HU conclui curso de capacitação para captação de tecidos oculares
É a 12ª edição do curso oferecido a médicos e enfermeiros da Macrorregião Norte do Paraná. Banco de Olhos já formou mais de 170 profissionais.O Banco de Olhos Regional de Londrina, do Hospital Universitário (HU) da UEL, promoveu, na última semana, o XII Curso de Capacitação para Captação de Tecidos Oculares Humanos aos Profissionais de Saúde da Região, com a participação de 25 médicos e enfermeiros da Macrorregião Norte do Paraná.
Desde que foi instituído pelo Banco, há 12 anos, com o objetivo de formar profissionais para realizar a captação de globos oculares em toda a região atendida pela OPO (Organização de Procura de Órgãos para Transplante), o Banco de Olhos já formou 177 profissionais, entre médicos e enfermeiros de 12 municípios, atendendo em cinco regionais de Saúde do Paraná.
Para a coordenadora da OPO da 17ª. Regional de Saúde, Emanuelle Zocoler, o trabalho realizado pelo Banco de Olhos do HU tem grande importância. “A área de abrangência é grande. Foram formados captadores de 25 hospitais da Macrorregional Norte do Paraná. E todo esse processo facilita muito porque a entrega do corpo fica mais rápida: são 6 horas entre a morte do paciente à captação e o encaminhamento para o transplante”, explica a coordenadora da OPO.
A coordenadora médica do Banco de Olhos, Ana Paula Oguido, relata que, hoje, existem cerca de 1200 pacientes na fila de espera para doação no Paraná. “Atendemos primeiro a nossa região. Depois, a córnea vai para todo o Brasil pelo Sistema Nacional de Transplantes. O material para transplante pode ficar armazenado por 15 dias, mas, não fica muito tempo. Em poucos dias, é encaminhado para a doação”, conta Oguido.
A coordenadora técnica do Banco relata que, em 2018, o Banco de Olhos do HU ajudou a zerar a fila de espera para transplante de córnea no estado. “Zelamos pela qualidade, com rígido controle, na captação e no armazenamento”, ressalta.
O curso fez parte das comemoração dos 12 anos do Banco. Ao longo desses 12 anos, foram formados enucleadores de 12 cidades: Ivaiporã, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina.