Encontro promove discussões sobre práticas educativas e tecnologias digitais
Encontro promove discussões sobre práticas educativas e tecnologias digitais
II DidaTic e I Mostra de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais reúne professores da área de Educação, nesta sexta (27) e sábado (28).Estimular a troca de experiências e expor trabalhos acadêmicos referentes ao uso de novas tecnologias digitais na educação. Estes são os objetivos do II Encontro de Didática e Tecnologias (DidaTic) e I Mostra de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais, realizados nesta sexta (27) e sábado (28) por professores do Departamento de Educação (Ceca) da UEL. A abertura do evento, realizada no Anfiteatro do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), contou com a presença de pesquisadores e estudantes, além de uma apresentação musical do compositor londrinense Gustavo Gama.
Estiveram presentes compondo a mesa de honra as coordenadoras do evento e docentes do Departamento de Educação da UEL, Dirce Aparecida Foletto de Moraes e Diene Eire de Mello. Ao lado delas, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Silvia Meletti; a diretora do Colégio de Aplicação, Tânia da Costa Fernandes; a coordenadora do Colegiado do curso de Pedagogia, Sandra Regina Mantovani; o diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes, Edmilson Lenardão; e a professora Sandra Franco, representando o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), Tony Honorato. Também estiveram presentes as servidoras da Secretaria Municipal de Educação de Londrina Josiane Maria Frota Vieira e Mirela Cito Botti.
A conferência de abertura foi realizada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marco Silva, que abordou o tema “Didática na Cultura Digital” durante a manhã. Já a programação para o período da noite traz a palestra “Os cinco paradigmas fundamentais da Inteligência Artificial (IA)”, do docente da Especialização em Informática na Educação, do Departamento de Computação (CCE) e coordenador do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEL, Pedro Paulo Ayrosa.
Neste sábado, o encontro será dedicado à apresentação de trabalhos acadêmicos na I Mostra de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais.
Em seu pronunciamento de abertura, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Silvia Meletti, destacou o papel da universidade na construção de uma sociedade menos violenta e com dinâmicas que façam mais sentido diante das demandas atuais. “Que possamos produzir e transmitir mais e melhores conhecimentos que desvelem a perversidade da nossa realidade e que contribuam para a estruturação completa de uma outra realidade, que tenha como eixo estrutural o bem viver de todas as pessoas. O papel da educação na nossa sociedade não é pequeno e nem de pouca relevância. Não é à toa que somos tão atacados”, avalia.
O II Encontro de Didática e Tecnologias ainda contou com o apoio do Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca), do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Especialização em Docência na Educação Superior.